Inaugurado em 2016, o Pelotas Parque Tecnológico (PPT) completa nove anos de existência hoje. Atualmente, o ambiente conta com 85 empresas e organizações parceiras e realiza diversas atividades externas ligadas à inovação, empreendedorismo e criatividade. O PPT anunciará, em seu aniversário, a partir das 17h, projetos de expansão relacionados ao setor da saúde e da biotecnologia.
O evento, no Hall do PPT, também contará com a troca da gestão e posse do novo Conselho de Administração (Consad) e do Conselho Fiscal (Confis) para o período de 2025-2028, escolhidos em maio. Serão empossados os novos integrantes da Diretoria da Associação do Arranjo Produtivo Local (APL) do Complexo Industrial da Saúde de Pelotas e Região. Além disso, haverá o lançamento do selo de dez anos do PPT e uma homenagem a todas as instituições que assinaram a carta de apoio aos novos projetos.
Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia
A solenidade contará com a assinatura do contrato para início das obras de expansão do ecossistema do PPT, com a construção do novo Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a LifeMed. Com investimento previsto de R$ 20 milhões, captados pelo Edital FINEP, a estrutura conta com contrapartida da LifeMed, empresa âncora que cedeu parte de seu terreno para a construção do novo prédio, na rua Giuseppe Mattea, 350A, no bairro Fragata.
O projeto arquitetônico foi inspirado em outros centros de inovação e laboratórios universitários, e prevê uma estrutura de quatro andares com espaços dedicados a startups, empresas de médio porte, laboratórios de biotecnologia e uma unidade da LifeMed.
De acordo com Vinícius Campos, que assumirá como presidente do Conselho de Administração do PPT, a necessidade desse tipo de estrutura surgiu durante a pandemia, quando algumas empresas, como as de informática, continuaram operando, mas as farmacêuticas precisaram ser paradas por não terem um espaço adequado. “Uma startup ou até uma indústria grande vai poder usar esse espaço para validar seus produtos e conseguir encaminhar para aprovação de um órgão de controle”, explica.
MedGen – Laboratório de Medicina e Genética
Outra novidade é a apresentação do MedGen – Laboratório de Medicina e Genética. O espaço passará a fazer parte do sistema integrado de inovação para colaborar com a potencialização da área da saúde e da biotecnologia na região. A ideia é criar um laboratório na área de genômica – estudo do conjunto completo do material genético de um organismo, o genoma, abrangendo sua estrutura, função, evolução e o impacto de suas alterações. “Desde o ano passado, temos trabalhado junto à Vigilância Sanitária, que tem nos apoiado para organizar o local como um espaço clínico, para prestar serviço à comunidade”, explica ele.
Ciclovia da Inovação
A iniciativa visa consolidar a cidade como um Polo Tecnológico com a primeira rota de Ciclovia de Inovação, ligando o PPT às instituições acadêmicas, empresas e demais ambientes de inovação. “Nós fomentamos, junto às universidades, que os alunos utilizassem as ciclovias, tanto para ir ao Parque quanto como estímulo ao não sedentarismo”, explica Rosani Ribeiro, diretora-executiva do PPT.
A cidade conta com aproximadamente 51 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Com a proposta, até 2028, esse número deve chegar a 226 quilômetros. A ciclovia deve beneficiar cerca de 35 mil estudantes universitários e técnicos das universidades e institutos federais de Pelotas, aproximadamente 4 mil servidores e o público geral.