Obra emergencial na Charqueada São João conta com patrocinadores

Patrimônio

Obra emergencial na Charqueada São João conta com patrocinadores

Restauro de parte do telhado e das paredes do casarão histórico começam no próximo ano

Por

Obra emergencial na Charqueada São João conta com patrocinadores
Patrocínio da Biscoitos Zezé foi confirmado nesta terça-feira (16). (Foto: Divulgação)

Com projeto no valor de R$2 milhões, aprovado pelo Pró-Cultura da Secretaria de Estado da Cultura – Edital Sedac – LIC RS – Patrimônio e Espaços Públicos de Cultura, está garantido o restauro emergencial da Charqueada São João, obra vai garantir a preservação da estrutura básica deste patrimônio nacional. O financiamento é feito de forma indireta, por meio de aportes de empresas patrocinadoras que compensarão o investimento no valor aplicado no ICMS. A intervenção começará no primeiro semestre de 2026 e a execução será concluída em 12 meses.

Por meio de projeto coordenado pela empresa Santa Fé Produtora & Patrimônio, será executada a troca de 40% da área do telhado. As paredes do casarão histórico também serão restauradas. Apesar das águas do Arroio Pelotas, ano passado e de março, terem se elevado, não chegaram a entrar na construção histórica.

Mesmo assim, a situação de risco aumentou muito neste último ano, conta a produtora cultural Josiele Castro. “Piorou muito e muito rápido a situação. Começaram a abrir as paredes. Os telhados começaram a sofrer alguns afundamentos. Então se transformou em emergencial”, explica Josiele.

O projeto ainda vai conter ações de educação patrimonial voltado para alunos de escolas do município. Também estão incluídas ações de acessibilidade. “Inclusive vai haver uma maquete 3D do prédio para que o público com deficiência visual ou cego”, explica a produtora.

Memórias da infância

Na tarde desta terça-feira (16), os empresários José Ruivo e Fábio Ruivo, proprietários da Biscoitos Zezé, visitaram a São João e foram recebidos pelo proprietário e empresário Marcelo Mazza Terra. Durante o encontro foi firmado o patrocínio para restauração da Charqueada. “Eu acho importantíssimo a iniciativa privada estar cada vez mais engajada nesse tipo de projeto, especialmente quando se trata de utilização de lei como a LIC, em que o governo do Estado é um grande parceiro também. Sempre que a gente pode somar nesse tipo de projeto, é muito da nossa cultura participar”, comenta Fábio Ruivo.

O empresário lembra que a Biscoitos Zezé fica no Areal, bairro onde está a Charqueada. Outra memória importante se relaciona ao pai de Fábio, José Ruivo, o seu Zezé, que conhece a São João desde criança, quando ia ali levar as compras feitas pela família Mazza no armazém do pai dele, há mais de 70 anos. “É um lugar recheado de história, de cultura. Importantíssimo, patrimônio histórico da nossa cidade”, fala.

Feliz com o apoio do empresariado local, Marcelo Terra celebra o aporte de R$ 300 mil iniciais da Biscoitos Zezé. “É um trabalho que precisa… É urgente mesmo. Esse é o início. Vamos ver se isso dá uma motivada para as pessoas, para as empresas, verem o projeto, a seriedade e a importância, para ver se captamos mais, para conseguir fazer a obra completa”, comenta. Além da Biscoitos Zezé, são patrocinadores desta fase do restauro Arrozeira Pelotas, Biri Refrigerantes, Irmãos Jouglard e Osirnet.

História

Construída por volta de 1810 às margens do Arroio Pelotas e reconhecida como Patrimônio Nacional pelo IPHAN, a Charqueada São João é a única casa do ciclo do charque que conserva íntegra sua arquitetura original e todo o acervo da época. Ela foi cenário de obras como A Casa das Sete Mulheres e O Tempo e o Vento, encerrando as atividades industriais em 1937 e aberta ao público desde 2000.

Acompanhe
nossas
redes sociais