Hoje o Pelotas Parque Tecnológico completa nove anos e a data será marcada pela oficialização do projeto de expansão do espaço. O local é, hoje, a galinha dos ovos de ouro de Pelotas e Zona Sul. Junto com o Oceantec, seu irmão rio-grandino, ele faz com que a região se coloque na vanguarda nacional da criatividade, da proposição de soluções e do uso da criatividade e intelecto para gerar emprego, renda e desenvolvimento. Mais do que celebrar, a data serve como reflexão para fortalecer sua atuação.
Enquanto isso, o calendário segue andando e Pelotas segue sem sua Lei da Inovação. De volta às mãos da prefeitura, a legislação vai completar três anos de trâmite em outubro, em um dos movimentos mais vergonhosos da história recente do nosso Legislativo, que engavetou a proposta por anos. De qualquer forma, o Parque e as outras frentes tecnológicas de Pelotas perseveram e hoje somos um dos celeiros nacionais de ciência e inovação.
UFPel, UCPel, IFSul, Furg, Senac, as universidades do Pampa e tantas outras faculdades que atuam na região, ao lado dos nossos parques tecnológicos e incubadoras, são e serão os responsáveis por trazer as ideias e a formação de mão de obra que nos colocam de novo no centro do debate desenvolvimentista do Rio Grande do Sul. A questão da saúde é um exemplo claro disso, e haverá o salto hoje com a assinatura do contrato para obras da expansão do parque, com a construção do novo Hub de Inovação em Saúde e Biotecnologia. Além disso, haverá o lançamento oficial do MedGen – Laboratório de Medicina e Genética. Ou seja, mais dois grandes avanços.
Em nove anos, o Parque ajudou a catapultar esse cenário, e se hoje vivemos um momento de esperança e boas expectativas com o futuro da nossa região e a percepção de potencialidades, muito passa justamente por ele e pelo trabalho realizado por suas lideranças. É papel da comunidade inteira, sobretudo do poder público e das entidades, valorizar ainda mais espaços que impulsionam o desenvolvimento e fomentam os novos negócios. Que venham mais muitos anos do Parque, que venha a Lei da Inovação e que venham novas ideias que vão trazer força para nossa região!