Emerson Cris concedeu nesta terça-feira (16) a última entrevista coletiva antes da estreia do Brasil na Copa Professor Ruy Carlos Ostermann, às 20h30min de quarta (17), contra o Gaúcho. O treinador considera o Xavante um dos favoritos ao título e prevê, no reencontro do Rubro-Negro com Fabiano Daitx, técnico adversário, um jogo de paciência.
“A gente sabe da responsabilidade que carrega, aquilo que representa essa competição. A gente vem forte, como um dos favoritos. Passo isso todo dia [aos jogadores]. O torcedor tem nos apoiado muito no dia a dia, já mudou muito o astral e mostra a grandeza do clube, aquilo que a gente traz como responsabilidade”, afirma Cris.
Desfalques e polivalências
O comandante confirmou as ausências de Otávio, com lesão na costela, e Patrikão, que apresentou problema muscular na coxa. Jô, suspenso, também não joga. Na lateral-esquerda, podem atuar os zagueiros Felipe Camargo ou os volantes Kauê e Murilo, destacando uma característica exaltada pelo treinador xavante.
“A versatilidade dos atletas nos dá opções. Pode iniciar com uma linha de cinco [na defesa], mas com esse atleta que faz mais de uma função, só subo ele na marcação e se torna duas linhas de quatro. Ou ele pode vir para volante e a gente pode fazer um losango no meio ou um tripé de volantes mais um meia”, exemplifica o técnico.
Necessidade de propor
O comandante do Brasil elogia a consistência dos trabalhos de Fabiano Daitx e lembra do passado recente do oponente desta quarta-feira no Bento Freitas. Daitx treinou o Xavante no Gauchão de 2024. Emerson Cris espera um Gaúcho com linhas de marcação recuadas.
“Já enfrentei ele várias vezes. Tem um modelo de jogo que a gente conhece bem e que tenta reproduzir mais de 80% das vezes. Mas não quer dizer que não vá pressionar em um momento ou outro. A gente tem que estar pronto para isso. Em 80% do jogo, vamos ter que propor. É a tônica do jogo, vamos ter que ter paciência”, projeta.
Prováveis escalações
Cris deve escalar o Brasil com Gabriel Oliveira; Lucas Serafini (ou Yuri), Vitor Becker, Felipe Camargo e Murilo (ou Kauê); Matheus Obina, Giovani Alvisi, Thiago Góes; Márcio Jonatan, Adriano Klein e Wesley Santos.
A provável escalação do Gaúcho tem Lucas Alves; Jean Carlo, Luiz Fernando, Vini Brito (Iago) e Dimitry; Renan Metz, John (Jardel) e Maicon Assis; William Mococa, Lucas e Samuel.
Ao vivo na Pelotense
A Rádio Pelotense 99,5 FM transmite Brasil x Gaúcho, direto da Baixada. O Concentração começa às 19h. A Jornada Esportiva entra no ar às 20h.
Até a última atualização desta matéria, não havia oficialização sobre transmissão com imagens da partida por parte da TV Xavante, canal oficial do Rubro-Negro. A tendência era de que houvesse a comercialização de um pay-per-view. A FGF libera que os clubes mandantes veiculem as imagens das partidas em suas próprias plataformas digitais.