Cerca de 14 mil estudantes voltam às aulas na UFPel

Ensino Superior

Cerca de 14 mil estudantes voltam às aulas na UFPel

Semestre 2025/2 começou nesta segunda-feira (15), com 1,3 mil calouros e transporte de apoio funcionando

Por

Cerca de 14 mil estudantes voltam às aulas na UFPel
(Foto: João Pedro Goulart)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início nesta segunda-feira (15) ao semestre letivo 2025/2, movimentando cerca de 14 mil estudantes de graduação em seus diversos campi. Entre eles, mais de 1,3 mil são calouros, que chegam à universidade pela primeira vez, e aproximadamente metade dos alunos vem de fora de Pelotas.

O semestre terá 18 semanas de duração e está previsto um recesso de fim de ano. Após as férias acadêmicas, as atividades serão retomadas em 3 de fevereiro de 2026. A Pró-Reitoria de Ensino projeta que o calendário acadêmico será normalizado até o final de 2026, com o ano letivo de 2027 começando em março.

Em meio ao retorno, o transporte de apoio da UFPel, que liga as diversas unidades da universidade, retoma sua escala completa de horários. Novos horários foram adicionados para atender os alunos do Campus Capão do Leão, com partidas às 18h30min, 20h, 20h30min e 20h50min.

Calendário confuso

Para Rafael Caldeira, 20 anos, e João Vitor Limas Martins, 21 anos, estudantes de Engenharia Hídrica, o retorno às aulas é visto de forma positiva, apesar das ressalvas sobre a pausa no calendário. Rafael, que está no sexto semestre, considera que o calendário dele está “tranquilo”, mas aponta a interrupção de um mês em dezembro como um ponto negativo. “A gente fica esse mês parado e esquece tudo”, relata.

João Vitor concorda com o colega e ressalta a dificuldade de manter o ritmo de estudo durante o recesso. Ele explica que é difícil “curtir o verão” e, ao mesmo tempo, se preparar para as provas que devem ocorrer uma ou duas semanas após o retorno. Ambos, que cursam várias disciplinas de diferentes semestres, cultivam esperança de que o calendário se ajuste no futuro. “Tendo uma boa organização e não tendo greve ou enchente…”, completa João.

Conciliar trabalho e estudo

O aluno de Ciências da Computação, Felipe Wagner, 22 anos, destaca os desafios de equilibrar a vida acadêmica e profissional em um curso integral. Ele, que trabalha durante a manhã e o início da tarde, precisou selecionar as disciplinas que pode cursar. “Infelizmente, quando a gente está trabalhando, a gente tem que optar pelo que fazer e o que não”, diz.

Assim como os estudantes de Engenharia, Felipe também vê o calendário acadêmico como uma “bagunça”, mas entende que isso se deve a fatores como a pandemia, enchentes e greves. Ele reforça a importância de manter o ritmo de estudos, quebrado pela pausa de fim de ano: “A gente não consegue manter um ritmo […] mas espero que ano que vem melhore”.

Calendário acadêmico da UFPel

  • Setembro de 2025

O semestre letivo 2025/2 começou em 15 de setembro.

O período de solicitação de rematrícula on-line para 2025/2 aconteceu entre os dias 4 e 9 de setembro.

Já as matrículas para novos alunos ocorreram de 12 a 13 de setembro.

  • Outubro de 2025

A Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) está prevista para o período de 20 a 24 de outubro.

  • Novembro de 2025

O período de recesso de fim de ano inicia em 22 de dezembro.

  • Janeiro de 2026:

O recesso termina em 3 de janeiro, mas as férias acadêmicas vão até o dia 30 de janeiro de 2026.

  • Fevereiro de 2026

A retomada do semestre letivo 2025/2 está marcada para o dia 3 de fevereiro.

A Quarta-feira de Cinzas terá expediente a partir do turno da tarde, no dia 18 de fevereiro.

  • Março de 2026:

O último dia letivo do semestre 2025/2 será 28 de março.

O período de exames vai de 2 a 7 de março.

O início do semestre letivo 2026/1 está previsto para 23 de março de 2026.

Acompanhe
nossas
redes sociais