Após acidente fatal, redutor de velocidade é instalado na rua Uruguai

Trânsito

Após acidente fatal, redutor de velocidade é instalado na rua Uruguai

Melhorias também incluem colocação de quebra-mola na Manduca Rodrigues, além de reforço na sinalização

Por

Após acidente fatal, redutor de velocidade é instalado na rua Uruguai
A colisão envolveu uma motocicleta e um ônibus coletivo municipal (Foto: João Pedro Goulart)

Um primeiro redutor de velocidade foi instalado na última sexta-feira no cruzamento da rua Manduca Rodrigues com a rua Uruguai, em Pelotas, três dias após o acidente que resultou na morte de um motociclista de 30 anos. A medida atende a um pedido antigo da comunidade, que há anos denuncia a insegurança no local.

A colisão envolveu uma motocicleta e um ônibus coletivo municipal. A vítima morreu no local. Polícia Civil, Brigada Militar e Perícia estiveram na área na manhã em que o sinistro ocorreu, coletando informações e buscando imagens de câmeras de segurança para adicionar ao boletim de ocorrência.

Na ocasião, moradores da região afirmaram à reportagem que a sinalização no local confunde motoristas, e pode ter influenciado no acidente. Além disso, os ônibus circulam em alta velocidade pela rua Uruguai, via preferencial no cruzamento. “De sete a oito acidentes eu já vi nesses três anos que moro aqui. Esse foi o primeiro com morte”, relata Vanderlei Castro, 56 anos.

Segundo ele, a comunidade já havia protocolado pedidos pela instalação de redutores e melhor sinalização há mais de um ano. “A gente tinha pedido esse quebra-mola faz tempo. Agora, depois da morte, vieram colocar. É sempre assim, alguma coisa tem que acontecer para resolver”, lamenta.

(Foto: João Pedro Goulart)

Castro conta que os moradores chegaram a organizar um abaixo-assinado para reforçar a solicitação de mais medidas no cruzamento. No entanto, destaca que a mudança recente já trouxe impacto imediato: “Houve a redução de velocidade dos carros e principalmente dos ônibus”.

O que diz a prefeitura

As secretarias de Obras, Serviços, Infraestrutura Urbana (SSUI) e Transporte e Trânsito (STT) informam em nota que o processo de aumento da sinalização no local está em andamento. “Independentemente de estar com a sinalização correta, nós vamos reforçar para que as pessoas tenham mais segurança ao atravessar aquele cruzamento”, diz o texto.

Os trabalhos têm previsão de conclusão até o meio da semana. Além da Manduca Rodrigues com a Uruguai, também haverá intervenções na ligação com a rua Saturnino de Brito.

A prefeitura confirma registros de dois acidentes no cruzamento em 2024 e outro em março deste ano, além da fatalidade da última semana. Dados sobre ocorrências com lesão ou morte, no entanto, são de responsabilidade da Brigada Militar.

Sobre a velocidade no cruzamento, a prefeitura afirma que as medidas adotadas não visam apenas os ônibus, mas todos os veículos. “Começamos a colocação de um quebra-mola para segurar um pouco a velocidade. Todo aquele cruzamento vai ser sinalizado para que se diminua a velocidade de todos que passam por ali e seja um pouco mais seguro”.

Acompanhe
nossas
redes sociais