Mundo UFPel busca levar a comunidade à universidade

Oportunidade

Mundo UFPel busca levar a comunidade à universidade

Evento convida cidadãos de Pelotas e região a conhecer os cursos e projetos desenvolvidos

Por

Mundo UFPel busca levar a comunidade à universidade
Com mais de 200 atividades, programação ocorre no próximo dia 24. (Foto: Jô Folha)

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) abrirá suas portas mais uma vez à comunidade com o evento Mundo UFPel, no dia 24 de setembro, com atividades distribuídas em todos os seus campi. O objetivo é receber pessoas do município e região para conhecer o trabalho desenvolvido nos cursos e projetos da universidade. A programação contará com mais de 200 atividades.

Neste ano, o Mundo UFPel 2025 será realizado numa quarta-feira, quando o dia letivo dará lugar às atividades do evento. A programação extensa permitirá aos visitantes conhecer um pouco do funcionamento da universidade, bem como sobre as graduações, pós-graduações e projetos de extensão, ensino e pesquisa.

Qualquer pessoa pode visitar e participar das atividades de forma gratuita, algumas necessitam de inscrição prévia. Confira a programação completa no site wp.ufpel.edu.com.br/mundoufpel.

Desconhecimento

Atualmente, a UFPel oferece mais de 4,5 mil vagas por ano para mais de cem cursos. Destas, mais de 1 mil são para o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). No último ano, o número de matrículas na UFPel teve um crescimento de cerca de 25% em relação aos anos anteriores. No entanto, conforme o pró-reitor de Ensino, Antônio Alves, parte da população ainda desconhece o funcionamento dessas instituições de ensino.

Dessa forma, o Mundo UFPel e a Mostra de Cursos – que aconteceu em maio deste ano – são formas de apresentar os cursos, as formas de ingresso, os projetos estudantis e as atividades da universidade voltadas à comunidade por meio da extensão e pesquisa.

Ingresso

A UFPel oferece várias possibilidades de ingresso. Uma delas é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que se baseia na nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, a universidade possui outros processos seletivos que também se baseiam na avaliação do Enem, mas não necessariamente do último ano. Outra forma é a retomada de estudos, quando um estudante que precisou suspender sua trajetória acadêmica pode retomar os estudos.

Além disso, estudantes do ensino médio podem iniciar o processo de ingresso já na escola, por meio do Pave. Com o programa da UFPel, o aluno realiza três provas – uma ao fim de cada ano do ensino médio – e a nota final é a média das três etapas. “Permite que o estudante não seja avaliado apenas naquele momento único que, às vezes, a própria tensão acaba sendo um elemento dificultador de um bom resultado”, explica Alves.

Os alunos do município e região podem se inscrever no programa no site e devem fazer as avaliações em Pelotas nas datas estabelecidas pela universidade.

Benefícios estudantis

Outras iniciativas são as ações das Pró-reitorias de Assuntos Estudantis (PRAE) e de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), que oferecem benefícios para que alunos em situação de vulnerabilidade possam permanecer na universidade e concluir seus estudos.

Acompanhe
nossas
redes sociais