A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizou no último sábado (13), o segundo Dia E – Ebserh em Ação de 2025, mutirão nacional do programa Agora Tem Especialistas, promovido em parceria com os Ministérios da Saúde e da Educação. A ação ocorreu simultaneamente em 45 hospitais universitários federais, com mais de 29 mil atendimentos previstos, para reduzir filas de espera do SUS em consultas, exames e cirurgias.
O Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel) mobilizou cerca de 60 profissionais extras, além da equipe regular. Este foi o nono mutirão do hospital em 2025 e a segunda edição do ano dentro do programa. A previsão era realizar mais de 1,5 mil atendimentos, 20 cirurgias eletivas e cerca de dois mil exames laboratoriais, principalmente de sangue e urina, além de exames de imagem como tomografia, mamografia, ecografia mamária, raio-x e colonoscopia.
Os exames laboratoriais foram supervisionados pela farmacêutica Simone Homsy, que destaca a importância da ação. “Nos sentimos muito agradecidos por essa oportunidade e achamos muito importante que a comunidade se sinta acolhida e realmente respeitada no seu contexto de saúde”, afirmou.
Entre os pacientes atendidos no mutirão, está a dona Ana Teresa Lemos, 65, que tinha seus exames de sangue e urina marcados para o dia 23 de outubro. Ao chegar ao HE-UFPel para marcar exames do marido, soube do mutirão e conseguiu antecipar seus próprios exames. “Para mim foi melhor, porque ia demorar muito para saber o resultado. Chegou em boa hora”, completa.
HU-Furg – Rio Grande
No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., foram mobilizados dezenas de profissionais para cerca de 380 atendimentos, incluindo: consultas de cardiologia, oftalmologia pediátrica e odontologia; cirurgias ortopédicas; exames e diagnósticos de ecodoppler, eletrocardiograma, ressonância magnética e tomografia; procedimentos ambulatoriais de dermatologia; e triagens em fisioterapia respiratória, fonoaudiologia, nutrição e educação em saúde e reabilitação.
O serviço de infectologia realizou primeiras consultas de esporotricose, vacinação contra a Covid-19, triagem sorológica e profilaxia pré-exposição (PrEP). A Farmácia do SAE esteve aberta das 8h às 16h para retirada de medicamentos. O mutirão atendeu pacientes convocados pelas filas de regulação e contou com a presença do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello.
Impacto do Dia E
Em todo o país, os 45 hospitais realizaram 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas, aumento de 133% em relação aos 12,4 mil atendimentos de julho. No Rio Grande do Sul, os três hospitais participantes registraram 63 cirurgias, 1.829 exames e 489 consultas.
A ação foca em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia e ortopedia e ocorre simultaneamente em todo o país, reforçando o papel dos hospitais universitários em ampliar o acesso da população a serviços especializados e reduzir filas de espera no SUS.