As 6ª, 18ª, 21ª e 26ª Regiões Tradicionalistas da Zona Sul deram início aos festejos farroupilhas, que se estendem até o próximo sábado com o grande desfile de 20 de Setembro, em celebração aos 190 anos do início da Revolução de 1835. Durante uma semana, os gaúchos homenageiam os heróis que lutaram durante uma década de guerra, cuja principal reivindicação eram os altos impostos cobrados sobre os produtos do Rio Grande do Sul. Nesse período de embates, a metade Sul foi protagonista de vários momentos relevantes da Revolução, como a primeira Capital Farroupilha, em Piratini, o massacre dos Porongos, em Pinheiro Machado, e o Tratado do Ponche Verde, no interior de Dom Pedrito, entre tantos episódios.
Primeira capital
Pela forte relação com o momento histórico do RS, Piratini concentra um dos principais eventos e, pela primeira vez na história recente, a cidade será oficialmente reconhecida como Capital Simbólica do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei nº 16.290, de 9 de maio de 2025. A Semana Farroupilha tem início neste sábado, com atividades culturais, shows, rodeios, feiras, fortalecimento do comércio local e passeios turísticos. A abertura será marcada pela chegada da Chama Crioula e apresentações musicais no Palco do Rio Grande, no Centro de Eventos. Entre as atrações já confirmadas estão César Oliveira & Rogério Melo, Catherine Vergnes, Guto Gonzalez, Cristiano Quevedo, Tchê Barbaridade, Sandro Coelho, Leonel Gomez, além de diversos artistas locais e regionais.
Em Pelotas, os festejos farroupilhas se iniciam neste domingo, com o acendimento da chama, e vão até o dia 21 de setembro, com uma programação cultural. Durante a semana, as atividades acontecerão nos CTGs da cidade. “O 20 de Setembro é muito importante para todos os gaúchos. Vamos compartilhar esse orgulho que a data evoca, celebrando com a população pelotense os valores deste feito histórico tão importante, que forjou nosso imaginário e nossa formação”, diz o prefeito Fernando Marroni (PT).
No dia 19 de setembro, serão realizadas ações voltadas as crianças de escolas do município, além da solenidade de entrega da Comenda João Simões Lopes Neto. De 19 a 21 de setembro, a programação se concentra na Associação Rural de Pelotas, com apresentações artísticas e shows nativistas com os cantores Rui Carlos Ávila, Jari Terres, Alemão Preto, Kininho Dornelles, Robledo Martins e bailanta com os grupos Campesinos e Quatro Cantos. O espaço contará com mateada, comercialização de produtos regionais, feira de adoção de animais, entre outras ações simbólicas e comerciais.
Programação todo mês
Em Rio Grande, o coordenador da 6ª Região Tradicionalista, Roberto Ferreira, destacou a importância da preservação cultural durante as festividades farroupilhas. A programação da Semana Farroupilha seguirá durante todo o mês de setembro, com atividades como acampamento farroupilha, cavalgada feminina, tertúlias e o tradicional Desfile Farroupilha em diferentes localidades do município.
São José do Norte inicia neste sábado, a programação da Semana Farroupilha com o acendimento do candeeiro crioulo e o início das rondas, que marcam a abertura oficial. A solenidade acontece às 14h, no Palanque Oficial da Rua General Osório, reunindo autoridades, comunidade e entidades tradicionalistas. Os festejos contam com um reforço cultural importante, por meio do financiamento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul. As rondas à Chama Crioula, que seguem até o dia 19 de setembro na casinha do PTG Barreira do Norte, terão apresentações musicais de artistas locais.
O Cerrito Farroupilha 2025 abre neste sábado em grande estilo, com a presença do cantor e compositor Cristiano Quevedo, a partir das 21h, no palco principal da Alameda João Damasceno Caldeira. O evento é totalmente gratuito, com grandes shows, apresentações de invernadas, distribuição de culinária típica e rondas no Galpão Crioulo Municipal. De acordo com o prefeito José Flávio Vieira (PP), a Semana Farroupilha é conhecida na região pela qualidade dos shows e pela organização. “A cada ano que se passa, a gente tem procurado melhorar. E este ano não é diferente, em termos de segurança, praça de alimentação, iluminação e estrutura de banheiros, para que o evento aconteça com sucesso total”, destacou. Em Pedro Osório, a grande atração será neste domingo, com o concurso de carreteiro no CTG Fogo de Chão. Na segunda-feira, acontece Sessão Solene da Câmara de Vereadores.
Em Pinheiro Machado, os tradicionalistas iniciaram os festejos nesta sexta-feira com a ronda do Pelotão Mirim, uma tarde cultural da Apae e a palestra “Ondas curtas para uma história longa”. A programação segue neste sábado com os piquetes Sentinela do Cerro e Alma Crioula, grupo Fole de Galpão e show de Jari Terres, às 22h. A atração é a invernada Raízes da Tradição. Na segunda-feira, o show será com Os Chacreiros.