Apenas o Riograndense abriu vantagem entre os times da Zona Sul nas oitavas de final da Série Ouro de Futsal masculino. Atuando em casa, o Guri Teimoso venceu a ABF por 3 a 2, com o gol decisivo nos últimos segundos.
Em Pelotas, a ATF/Otimiza perdeu de virada para a Sercesa, de Carazinho, por 4 a 3 e se complicou na competição. Já em Jaguarão, o time da casa saiu na frente contra a poderosa ACBF, mas não resistiu e acabou derrotado por 6 a 3.
Na Série Prata, a AAG Futsal perdeu na prorrogação e não conseguiu conquistar o acesso à elite do futsal gaúcho.
Riograndense 3 x 2 ABF
Em um dos confrontos mais aguardados das oitavas de final, a Arena Farydo Salomão recebeu grande público para o clássico regional.
O primeiro tempo foi marcado por muitos gols. Cris e Delgado anotaram para o Guri Teimoso, enquanto Gabriel Lima e Léo Jaques fizeram para a ABF.
Quando o empate parecia definido, faltando apenas dois segundos para o fim, Marcinho aproveitou cruzamento da direita e, de cabeça, decretou a vitória dos donos da casa.
O jogo de volta será no próximo sábado, às 20h, em São Lourenço do Sul. O Riograndense precisa apenas de um empate para avançar, enquanto a ABF terá de vencer no tempo normal para forçar a prorrogação. No tempo extra, a vantagem do empate é do time mandante.

Time pelotense perdeu de virada no ginásio do Paulista (Foto: Gabriel Amaral/ Ordep Company)
ATF/Otimiza 3 x 4 Sercesa
Único representante de Pelotas na Série Ouro, a ATF/Otimiza saiu atrás no marcador, com gol de Bruno Jesus. Gui Bauer empatou, mas Gregory recolocou a Sercesa em vantagem antes do intervalo.
Na volta do segundo tempo, a ATF reagiu rapidamente. Tiaguinho marcou um golaço em jogada individual, e segundos depois Anderon Jr virou o placar para os pelotenses.
A reação, porém, não durou muito. Vitão e Thales Borges garantiram a virada da equipe de Carazinho, que volta para casa em vantagem.
O jogo de volta será no próximo sábado, às 20h. A ATF precisará vencer no tempo normal e também na prorrogação para seguir na competição.
Jaguarão 3 x 6 ACBF
O ginásio Ferrujão lotou para o duelo histórico contra a multicampeã ACBF. O Jaguarão saiu na frente com gol de Lucas Aguiar, mas a equipe de Carlos Barbosa mostrou sua força e marcou seis vezes consecutivas.
Na reta final, Celinho e Douglas Araújo ainda descontaram para os donos da casa, mas não evitaram a derrota.
A partida de volta será no próximo domingo, às 19h30min, em Carlos Barbosa. O Jaguarão precisará vencer no tempo normal e na prorrogação para reverter a desvantagem.
AAG fica pelo caminho na Série Prata
Em Arroio Grande, a AAG venceu o Ijuí Futsal por 3 a 1 no tempo normal, revertendo a derrota por 5 a 2 do jogo de ida e levando o duelo para a prorrogação nas quartas de final da Série Prata.
No tempo extra, o empate sem gols levava a decisão para os pênaltis, mas Ruan aproveitou falha defensiva e marcou de cabeça o gol que garantiu o acesso da equipe ijuiense à elite do estadual na próxima temporada.
Malgi 100% na Liga Gaúcha
Com a vaga já garantida na final do Estadual da Liga Gaúcha, a Malgi apenas cumpriu tabela e goleou o Palestra, de Erechim, por 9 a 0, no ginásio do Profut. A equipe encerrou a primeira fase com seis vitórias em seis jogos.
Agora, o time pelotense aguarda na decisão o vencedor do confronto entre Palestra e Celemaster.