Hospitais universitários da UFPel e Furg realizam mutirão com mais de 700 atendimentos

Saúde

Hospitais universitários da UFPel e Furg realizam mutirão com mais de 700 atendimentos

Assistência inclui procedimentos cirúrgicos, consultas em diversas especialidades e coleta de exames laboratoriais

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Setembro de 2025 às 14:02

Hospitais universitários da UFPel e Furg realizam mutirão com mais de 700 atendimentos
Os atendimentos foram agendados previamente com pacientes da lista de espera e, portanto, não serão abertos ao público em geral (Foto: Divulgação)

Visando reduzir a lista de espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), os hospitais Escola da UFPel e Universitário da Furg realizam neste sábado (13), um mutirão com mais de 700 atendimentos. Serão 329 consultas em Pelotas e 380 em Rio Grande, entre procedimentos cirúrgicos, atendimentos com especialistas e coletas para exames laboratoriais.

Denominado de “Dia E”, a iniciativa, organizada pela Ebserh — empresa gestora das instituições —, ocorre em 45 hospitais de todo o país com 29 mil atendimentos programados em parceria com o Ministério da Saúde e o programa Agora Tem Especialistas. Os atendimentos foram agendados previamente com pacientes da lista de espera e, portanto, não serão abertos ao público em geral. No HE-UFPel serão realizados 234 atendimentos especializados, 20 procedimentos cirúrgicos e 75 coletas de exames laboratoriais.

A programação inclui consultas e exames como mamografia, tomografia, ecocardiograma, consultas odontológicas, procedimentos dermatológicos e atendimentos ambulatoriais. Já no HU-Furg, serão oferecidas cirurgias ortopédicas, consultas em cardiologia, oftalmologia pediátrica, odontologia, além de triagens em fisioterapia respiratória, fonoaudiologia, nutrição e atendimentos no serviço de Infectologia.

Conforme o chefe da Unidade de Regulação Interna e Gestão da Informação Assistencial do HU-Furg, Matheus Souza Silva, parte dos agendamentos é viabilizada pelas secretarias municipais de saúde. Ele ressalta a importância de os pacientes manterem os contatos atualizados para a continuidade dos atendimentos. “Tanto no hospital quanto nas Unidades Básicas de Saúde, pois o rastreio para agendamento também é feito através dos sistemas da rede municipal.”

Vazão de atendimentos e diagnósticos

A gerente de Atenção à Saúde do HE, Gabriela Klein Couto, destaca que a ação é uma oportunidade de oferecer acolhimento especializado e reduzir o tempo de espera pelos serviços. “O Dia E é uma grande mobilização que nos permite dar vazão a demandas que muitas vezes se acumulam na rotina hospitalar. Ele mostra o compromisso que temos com o cuidado em saúde. Hoje, aceleramos diagnósticos e procedimentos que estavam há muito tempo na fila — pacientes que aguardavam uma cirurgia, um exame, uma resposta.”

Ampliação de atendimentos em setembro com mutirões

Além do Dia E, os hospitais da Zona Sul realizam uma programação de mutirões ao longo do mês de setembro, aproveitando os feriados dos dias 7 e 20 para ampliar a oferta de atendimentos.

O primeiro já foi realizado, com 260 procedimentos no HE-UFPel e 435 no HU-Furg, incluindo consultas, exames, cirurgias, triagens e ações de orientação e reabilitação. Para o dia 20, está prevista a oferta de mais 224 procedimentos no HE-UFPel e 358 no HU-Furg, em diversas especialidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais