A Divisão de Acesso de 2026 segue sem data definida para começar. Na tarde desta sexta-feira (12), representantes de 14 clubes participaram de uma reunião virtual com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, para avaliar possibilidades de mudança no calendário. A intenção é evitar o período de inverno. A definição ficou para um novo encontro marcado para o dia 26 de setembro.
A reportagem de A Hora do Sul apurou que uma das alternativas é que a Série A-2 comece já em fevereiro, logo após o término da primeira fase do Campeonato Gaúcho, encerrando no máximo em maio.
Outra possibilidade seria iniciar a Divisão de Acesso apenas em agosto, o que, por outro lado, reduziria o tempo de preparação dos clubes que conquistarem o acesso para planejar a disputa do Gauchão de 2027. No encontro virtual não houve votação, apenas a criação de uma comissão para estudar os cenários.
Em 2025, a Série A-2 começou em maio, mas muitos dirigentes reclamaram da necessidade de jogar durante o inverno. A avaliação geral é de que o tempo chuvoso e o frio prejudicaram tanto os gramados quanto a presença do público nos estádios.
Vaga nacional
Outra demanda debatida na reunião foi o pedido para que a Copinha volte a garantir vaga na Copa do Brasil, como acontecia até o ano passado. Neste ano o campeão disputará a Série D do ano que vem.