A Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório organizou uma mesa-redonda que contou com a participação dos secretários municipais de Qualidade Ambiental, Márcio Souza, e de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Mateus Cosen, além de representantes do Sanep. A atividade faz parte de mais uma etapa da disciplina de Projeto Integrador, que trabalha as questões ambientais presentes no cotidiano dos alunos.
O grupo de estudantes, do primeiro ano do Ensino Médio, fez um levantamento dos problemas nos bairros onde moram relacionados ao meio ambiente. No relatório apresentado aos representantes do poder público, constaram explicações e localizações dos problemas, com fotos, além de sugestões de como solucioná-los.
Caio Calvet, 15 anos, morador do bairro São Gonçalo, destacou o grande acúmulo de lixo e o descarte irregular. “Tem muita poluição próximo da água, isso também prejudica o turismo, então a gente pensa em uma campanha que faça limpeza por lá e conscientização das pessoas”, disse.
Escola engajada
O diretor da escola, Jader Pereira, reafirmou o compromisso social, para além dos conteúdos tradicionais, que a Coronel Pedro Osório mantém e como isso contribui para a formação cidadã dos alunos. “É necessário que essas discussões saiam da escola e passem a fazer parte da discussão na sociedade como um todo”, reforçou.
O engajamento dos alunos nas temáticas ambientais não é de hoje, e a professora responsável pela disciplina, Cleuza Zanolla, afirma que o interesse é crescente conforme novos projetos vão sendo apresentados.
Encaminhamento
Enquanto os alunos apresentavam suas demandas, os secretários respondiam o que estava sendo feito, o que poderia vir a ser incluído na rotina dos trabalhos e outras alternativas pensadas em conjunto.
As questões levantadas pelos alunos que são de competência de outros órgãos ou envolvem outros agentes serão repassadas para a Câmara Municipal de Vereadores.
A escola foi convidada a participar de um grupo de voluntariado para ações mensais nos bairros de Pelotas, com foco na identificação de problemas ambientais e no diálogo com moradores. Professores e alunos estarão juntos nessas atividades.