Santa Casa de Rio Grande receberá 196 novas camas hospitalares importadas

equipamentos

Santa Casa de Rio Grande receberá 196 novas camas hospitalares importadas

Mobiliário, vindo da Turquia pelo mar, foi adquirido em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde

Por

Santa Casa de Rio Grande receberá 196 novas camas hospitalares importadas
Equipamento passou dois meses no mar e será entregue de maneira simbólica na Wilson Sons (Foto: Wilson Sons | Tecon Rio Grande)

Na próxima segunda-feira a Santa Casa do Rio Grande, em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), realizará a entrega de 196 novas camas hospitalares, adquiridas por meio do Programa Avançar Mais na Saúde. O ato simbólico ocorrerá na Wilson Sons, Unidade Tecon Rio Grande, ponto de chegada dos equipamentos que, após dois meses de viagem marítima, desembarcarão no cais, passando em seguida por todo o processo aduaneiro.

Em abril deste ano, o hospital firmou convênio com a SES para a aquisição de novos mobiliários em um investimento de R$ 2 milhões, contemplando 196 camas hospitalares e 196 poltronas para acompanhantes. Os equipamentos serão destinados exclusivamente às alas de internação clínica e cirúrgica do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a estrutura de atendimento regional. As camas já estão sendo recebidas, enquanto as poltronas ainda estão em processo de aquisição. O hospital é referência para 28 municípios em diversas especialidades.

A gestão do hospital diz, em nota, que a negociação foi viabilizada durante a feira internacional de equipamentos médicos, aliando custo acessível e alta tecnologia. O modelo de importação utilizado, que contou com benefícios como isenção de impostos e aproveitamento de mecanismos filantrópicos, permitiu à instituição adquirir um equipamento de padrão comparável às estruturas disponíveis em grandes centros de saúde, fortalecendo a qualidade do atendimento prestado.

Equipamento

O modelo adquirido, a cama hospitalar elétrica SV2 Custom, da Stryker, foi importado da Turquia e negociado pelos setores de Suprimentos e Engenharia Clínica da instituição durante a Feira Hospitalar 2025. Com design ergonômico, regulagem automatizada e foco em segurança, o equipamento suporta até 250 quilos, oferecendo maior conforto e dignidade aos pacientes, além de condições de trabalho para as equipes.

Entre os principais diferenciais estão o indicador de cama rebaixada, o ajuste de altura de 37 a 75 centímetros, a cabeceira móvel, a extensão de leito e as grades laterais retráteis. O equipamento também conta com painéis de controle integrados, que permitem tanto ao paciente quanto à equipe de enfermagem ajustar a posição com facilidade, incluindo funções de bloqueio, comando de reanimação (RCP) e saída inteligente.

Complementando o investimento, também foram adquiridos os colchões da série SV, que oferecem conforto e auxiliam na prevenção e no tratamento de úlceras de pressão. Adaptáveis, possuem espuma de alta resistência e versão em espuma viscoelástica, que se molda ao corpo, distribui o peso de forma uniforme e reduz a pressão de contato.

Acompanhe
nossas
redes sociais