O UFPel Rocket Team, equipe de foguetemodelismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está arrecadando recursos para viabilizar sua participação no Latin America Space Challenge (LASC), a maior competição de foguetes da América Latina e a segunda maior do mundo. O evento acontece na primeira semana de novembro, nas cidades de Bauru e Iacanga (SP), reunindo equipes de países como China e diversas nações da Europa.
Em entrevista ao programa Papo da Hora, na Rádio Pelotense, as integrantes Lívia Silveira e Eduarda Schneider destacaram a relevância da iniciativa, que fortalece a pesquisa e a inovação aeroespacial dentro da universidade. Elas também pedem o apoio da comunidade e de empresas locais para ajudar a custear os gastos da equipe.
O foguete em desenvolvimento, chamado Netuno, começou a ser projetado no início do ano e segue a linha do foguete anterior, Plutão. Em 2018, o modelo Cotada-209 chegou a competir nos Estados Unidos. Desde sua fundação, em 2017, a equipe já desenvolveu cerca de cinco foguetes.
Atualmente, o grupo é formado por 27 estudantes, organizados em sete times — quatro técnicos e três comunicacionais. No entanto, sem apoio financeiro da universidade, devido a cortes de verbas, apenas os líderes das equipes técnicas conseguiram se inscrever, representando menos de dez integrantes.
Como ajudar?
O prazo para inscrição do Netuno termina no dia 15 de setembro. Para confirmar a participação, a equipe ainda precisa arrecadar em torno de R$ 400, mesmo após conquistar algumas doações e patrocínios. Empresas interessadas em apoiar o projeto têm até o dia 13 de setembro e poderão ter suas logomarcas estampadas no foguete ou nas camisetas dos integrantes. A equipe também busca doações por uma chave Pix: (47) 99112-2284, em nome de Rafael Cavgnoli, professor coordenador adjunto da equipe.
Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial do grupo: @ufpelrocketteam.