Pelotas terá 15 ônibus elétricos, se tudo tramitar dentro do esperado junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). É uma oportunidade que desponta para que o município consiga virar a chave em termos de logística interna. A queda dos últimos anos no número de usuários é preocupante, mas também explicável por razões simples e óbvias. A passagem se tornou cara, enquanto os transportes por aplicativo se adaptaram para ganhar uma fatia maior de mercado. Soma-se a isso o gosto cultural do brasileiro por andar com veículo próprio.
A redução é assustadora. Baixou de uma média de 2,5 milhões de passagens mensais em 2019 para 1,5 milhões de passagens mensais em 2024, segundo reportagem publicada em dezembro pelo A Hora do Sul. Os fatores, listados acima, são apenas parte do problema. Mas o fato é que hoje o uso do transporte público é pouco atraente e pouco efetivo para uma cidade do tamanho de Pelotas. E reverter este cenário é avançar em diversas frentes, desde a qualidade do trânsito, passando por questões ambientais, até valorização do serviço.
Mudar a lógica vai ser algo trabalhoso, requer inclusive melhorias de vias. Os 15 ônibus são uma fração de 10% da frota neste momento, mas podem ser um indicativo de um caminho. A gratuidade, ou mesmo redução das tarifas, debatidas em tantas outras cidades, ainda não estão no debate público por aqui, mas talvez deveriam entrar no escopo das autoridades. Investir em transporte público acessível e de qualidade significa melhoria da qualidade de vida para o cidadão.
Evoluir em logística interna é um quebra-cabeça para autoridades. A questão deve passar também pela discussão da malha cicloviária e do estímulo à segurança para o uso de bicicletas. Hoje, por exemplo, o BikePel tinha tudo para ser um formato fenomenal de conexão, mas não possui paradas em alguns pontos estratégicos, como Shopping, Parque Una, os campi da UFPel, entre outros. Pelotas tem a sorte de ter muitas possibilidades de evoluir em logística interna e de ter um trânsito mais seguro e qualificado. Precisa, no entanto, agir para tal.