Em reunião nesta sexta-feira (12), os 14 clubes já confirmados na Série A-2 do Gauchão de 2026, entre os quais Brasil e Pelotas, vão debater com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) o calendário da próxima temporada. Apenas dois se posicionaram de maneira contrária ao adiamento da competição para o segundo semestre, a partir de agosto, sendo um deles o Xavante.
Conforme a projeção, ainda sem martelo batido, a Copinha da FGF começaria no primeiro semestre, após a elite estadual, terminando antes da abertura da Divisão de Acesso. Um dos principais motivos seria a condição dos gramados durante o rigoroso inverno no Rio Grande do Sul.
Pleitos sobre Copinha
No encontro com representantes da FGF, os clubes ainda vão pleitear questões referentes à Copa Professor Ruy Carlos Ostermann. O campeonato, que começa na próxima semana, tem fim agendado para 14 de dezembro, mas há interesse de passar a decisão do título para novembro.
Outra demanda seria dobrar o número de vagas via Copinha na Série D do Brasileirão de 2026, de uma para duas. Isso se justificaria por conta da possível ampliação da quantidade de participantes na quarta divisão nacional do próximo ano, dos atuais 64 para 96.