“O clube já está com outro ar”, disse o vice-presidente de futebol, Gonzalo Russomano. “Desde que cheguei, a gente não teve um ambiente tão bacana”, afirmou o técnico Emerson Cris. As frases resumem a nova perspectiva vivida no Bento Freitas, que neste domingo (7), dia do aniversário de 114 anos do Brasil, recebeu um treino aberto à torcida.
Foi o primeiro contato dos rubro-negros com o reformulado elenco que disputará a Copa Professor Ruy Carlos Ostermann a partir do dia 17, quando o Xavante recebe o Gaúcho. Dezenas de torcedores, vários com chimarrão, acompanharam a atividade na Baixada e, ao fim dos trabalhos, acessaram o campo para interagir – muitos pedindo fotos e autógrafos.
Após o preparador físico Marcelo Pereira comandar exercícios de força e mobilidade, Emerson Cris dirigiu dois trabalhos: primeiro em campo reduzido, de ataque contra defesa; depois em espaço ampliado, mas sem usar o gramado completo, 11 contra 11. Para finalizar, houve treinos de defesa, com cortes de cruzamentos, e de finalização.
Ficaram de fora os volantes Rael e Rafael Gelatti, ambos em recuperação de graves lesões, e o centroavante Patrikão, que sentiu um incômodo muscular na quarta-feira. O grupo vem trabalhando na Arena Marini, às margens da BR-392, e retornou ao Bento Freitas apenas para permitir a integração com o torcedor no dia do aniversário do clube.

Comissão organizou duas atividades em campo reduzido (Foto: Jô Folha)
Formação do elenco
Crítico da situação estrutural do Brasil durante a Série D do Brasileirão, o técnico Emerson Cris se diz bem mais satisfeito neste novo ciclo. “Motivado e com uma perspectiva bacana de que possam vir coisas boas”, exaltou o treinador em entrevista coletiva.
De acordo com o comandante, a lateral-esquerda – apenas com Otávio de ofício da função – e a meia – onde Thiago Góes é o único atleta desse perfil – são as duas posições mais carentes numericamente no grupo.
“Sempre a gente está aberto a novas chegadas, atletas que possam vir e agregar. Vai ter atleta suspenso, lesionado, durante a competição são muitas variáveis. Tem que estar aberto, mapeando o mercado”, disse.
Já o vice Gonzalo Russomano citou também a busca por um volante de características mais defensivas. E exaltou o novo momento vivido na Baixada por conta da aprovação da recuperação judicial (RJ) e da chegada da proposta por SAF.
“Agora, com a entrada da RJ, e a futura SAF, que em breve vai ser colocada em votação, deu um gás. O torcedor viu que o clube está em um caminho certo e que vai se ajeitar”, destacou o dirigente.
Loja e Central
Durante a manhã de domingo, a Central de Sócios e a loja Sou Xavante ficaram abertas para fomentar a nova campanha de sócios do clube e a venda de itens oficiais.
Elenco do Brasil
Goleiros
Gabriel Oliveira
João Lucas
Tiepo
Laterais-direitos
Yuri
Digão
Lucas Serafini
Zagueiros
Vitor Becker
Jô
Felipe Camargo
Lateral-esquerdo
Otávio
Volantes
Matheus Obina
Alan
Thiago Henrique
Murilo
Rael (*)
Rafael Gelatti (*)
Meias
Thiago Góes
Giovani Alvisi
Kauê Muniz
Atacantes
Guilherme Pescoço
Adriano Klein
Márcio Jonatan
Patrikão
Silvano
Daniel
Wesley Santos
* Em recuperação de lesões.