Recorde em torneio leiteiro é de São Lourenço do Sul

Leite

Recorde em torneio leiteiro é de São Lourenço do Sul

O animal Angel Sinatra produziu 51,5 quilos de leite dentro de 24 horas durante participação na Expointer

Por

Recorde em torneio leiteiro é de São Lourenço do Sul
Animal da Cabanha da Figueira bateu o recorde nacional durante a 48ª Expointer. (Foto: Luis Andre)

O recorde nacional do torneio leiteiro na categoria gado jovem, até 36 meses, é de São Lourenço do Sul. O animal Angel Sinatra, da Cabanha da Figueira, produziu 51,5 quilos de leite em três ordenhas dentro de 24 horas. O feito foi registrado durante a 48ª Expointer, que encerrou ontem em Esteio.

Conforme o responsável pela Cabanha da Figueira, Geferson Tessmer, o animal da raça Jersey obteve o feito graças a uma boa alimentação, genética, ações voltado ao conforto e bem-estar. “Dentro da propriedade é uma engrenagem, começando pela inseminação artificial e boa criação”, comenta.

Atualmente, a Cabanha da Figueira possui 85 vacas em ordenha. Já de gado jovem são mais 80 animais, todos criados solto em pasto. Além do animal Angel Sinatra, a Cabanha possui outros animais de destaque. “Trabalhamos forte para a participação de feiras e sempre buscamos alcançar bons resultados”, avalia o produtor.

As próximas participações da Cabanha serão no evento 1ª Expofest Coopar/Pomerano que ocorre nos dias 26 e 27 de setembro. Da mesma forma, a Cabanha também estará presente na Expofeira de São Lourenço do Sul e de Pelotas.

Resultados Raça Jersey na Expointer

A Expointer 2025 entrou para a história da pecuária leiteira nacional com dois recordes inéditos da raça Jersey, reconhecida mundialmente pela qualidade do leite e alta produtividade de sólidos.

Na categoria adulta, o destaque foi para a vaca Escondida Ian da Ventana, de Carmem Petersen Dias da Costa, que produziu impressionantes 83,40 quilos de leite em 24 horas, durante o torneio leiteiro. A produção ocorreu em três ordenhas, estabelecendo um novo patamar de excelência para a raça no Brasil.

Segundo especialistas, os resultados evidenciam o potencial genético da Jersey e o esforço de criadores dedicados ao manejo e à seleção, consolidando a raça como referência para a produção de leite de alta qualidade no país.

Acompanhe
nossas
redes sociais