A prefeitura de São Lourenço do Sul anunciou que o pronto atendimento da policlínica foi transferido integralmente para a Santa Casa de Misericórdia. O serviço, que já era ofertado pelo hospital anteriormente, havia sido remanejado em 2021, na inauguração da policlínica. Conforme o governo municipal, a alteração otimiza os recursos públicos com a concentração dos atendimentos em um único local. Já a unidade de saúde passa a atender somente a atenção primária.
A mudança busca também auxiliar no processo de reestruturação da Santa Casa, iniciado com a intervenção municipal no final de julho. Segundo o prefeito Zelmute Marten (PT), a transferência do pronto atendimento para a policlínica teria sido um dos fatores que originaram a crise financeira no hospital. “Foi o fato de o ex-prefeito ter entrado em zona de conflito com a Santa Casa e ter aberto uma policlínica em frente à Santa Casa”, diz.
Para a alteração de local do serviço, dois médicos e outros profissionais que atuavam na policlínica foram remanejados para o hospital. “O município ficou por longo tempo com duas portas de entrada. Agora, a porta de entrada, o pronto-socorro e o pronto atendimento estão concentrados na Santa Casa de Misericórdia”, ressalta o prefeito.
Conforme o secretário de Saúde, Diego Elias, o hospital possui a estrutura mais adequada para o pronto atendimento, e a mudança agilizaria a transferência de pacientes para serviços de maior complexidade. “A Santa Casa vai poder atender com maior tranquilidade, terá mais profissionais à disposição da comunidade e, consequentemente, com a economicidade que vamos ter por não manter outro pronto atendimento, poderemos reverter recursos em benefícios para o hospital”, detalha Elias.
A transferência do atendimento foi estabelecida pelo decreto municipal nº 6.796, publicado na quinta-feira. Com isso, o serviço passa a contar com recursos oriundos do Estado e da União, e não exclusivamente do município, como quando estava na policlínica.
Reestruturação da Santa Casa
Segundo o prefeito Zelmute Marten, o processo de reestruturação da Santa Casa tem avançado e, na sexta-feira, os salários dos funcionários foram pagos pelo segundo mês consecutivo, após a intervenção, em dia. Já o secretário de Saúde informou que o centro cirúrgico e as cirurgias eletivas foram reestabelecidos recentemente. Dentre os serviços suspensos devido à falta de médicos, apenas a traumatologia continua fechada e sem previsão de reabertura.