A Polícia Civil, através da Draco de Pelotas, deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), a segunda fase da Operação Macan, que investiga um grupo criminoso responsável pelo fornecimento de praticamente toda a cocaína e todo o crack comercializados na cidade.
Cerca de 50 policiais civis cumprem, ainda pela manhã, mais de 50 ordens judiciais, sendo 31 mandados de busca e apreensão, bloqueio de diversas contas bancárias, e a prisão preventiva dos quatro principais responsáveis pela distribuição de drogas no município.
Ao longo das investigações, que duraram pouco mais de um ano e meio, foram realizadas inúmeras diligências e apreensões, que comprovaram a importância do grupo tratado no comércio ilícito de drogas na Zona Sul.
Investigação
Durante monitoramento, um indivíduo foi acompanhado enquanto distribuía de cocaína, seguindo ordens de um dos presos alvo da operação desta sexta. Na ação, foram presos dois indivíduos que estavam recebendo as drogas, e o responsável pela distribuição, além da apreensão de 7 kg de cocaína.
Em outra diligência, foi identificado o local utilizado como depósito de drogas do grupo investigado. No local, foram apreendidos aproximadamente 18 kg de cocaína e 15 kg de crack. O casal responsável pelo armazenamento foi preso.
A partir das investigações, foi identificado um local de depósito de armas de fogo utilizadas pelo grupo criminoso investigado. Na casa, foram apreendidos 7 fuzis, 10 pistolas, 1 submetralhadora, 2 espingardas calibre 12, 5 kits roni, 1 revolver, e farta quantidade de munições de diversos calibres. O indivíduo responsável pelo armazenamento das armas e munições foi preso.
Além destas apreensões e prisões, foram realizadas inúmeras outras diligências que resultaram em prisões e apreensões de drogas e armas de fogo, e identificadas todas as lideranças responsáveis pelo material ilícito manuseado pelos criminosos.