O Pelotas definiu o formato de integração entre o elenco sub-20 e o grupo principal para o segundo semestre. Quatro jogadores vão treinar de forma fixa junto ao plantel profissional, comandado por Alessandro Telles. São eles o zagueiro Romulo, os volantes Edmilson e João Pedro Perdigão e o centroavante Nathan.
Os quatro são titulares da equipe que disputa a Série A-2 do Gauchão Sub-20, sob comando de Antônio Freitas. Eles não vão desfalcar o time de base na competição estadual – as partidas da Copa Professor Ruy Carlos Ostermann serão às quartas e quintas, e as do campeonato da base aos finais de semana. O próximo compromisso pela Série A-2 do Gauchão Sub-20 é neste domingo (7), contra o Glória, na Boca do Lobo.
Além do quarteto selecionado, outros jogadores do sub-20 vão integrar os treinamentos do time principal, mas de maneira rotativa. Na última terça-feira, por exemplo, Alector, Samuel (zagueiros), Gabriel (lateral-esquerdo), Yan (volante), Gustavo (atacante) e Cris (atacante) estiveram presentes.

Nascido em 2007 na cidade de Muçum, Romulo só completa 18 anos em dezembro (Foto: Arquivo pessoal)
Romulo, zagueiro
Nascido em 2007 na cidade de Muçum, Romulo só completa 18 anos em dezembro e é o mais jovem dos escolhidos. Antes de chegar ao Pelotas, defendeu Nova Prata (sub-15), Monsoon (sub-17) e Ypiranga de Erechim (sub-17).
“Me considero um zagueiro construtor, tenho um bom passe vertical. Consigo usar muito bem minha perna não dominante, que é a esquerda. Atuo pelos dois lados da zaga. Tenho uma bola aérea boa, sou um zagueiro veloz, líder dentro do grupo”, afirma.

Edmilson, 18, nasceu em 2006 em Vacaria (Foto: Italo Santos)
Edmilson, volante
Edmilson, 18, nasceu em 2006 em Vacaria. Passou pelo sub-17 do Glória, em sua cidade-natal, e depois rumou ao Esportivo. Até junho, vestiu a camisa da equipe de Bento Gonçalves na Série A-2 do Gauchão Sub-20.
“Uma das minhas principais características é a entrega dentro de campo, tento deixar meu máximo e ajudar a equipe tanto defendendo quanto atacando”, resume Edmilson. Ele vem atuando como primeiro volante e usa a camisa 5 do Lobo.

Outro jogador de 2006, João Pedro Duarte, conhecido como Perdigão, é um meio-campista canhoto, mas também atua como lateral-esquerdo e zagueiro (Foto: Heitor Araujo – ECP)
João Pedro Duarte, volante
Outro jogador de 2006, João Pedro Duarte, conhecido como Perdigão, é um meio-campista canhoto, mas também atua como lateral-esquerdo e zagueiro. Ele tem sido o cobrador de faltas e escanteios do Pelotas no início da competição estadual. Veste a braçadeira e ocupa o posto de capitão do time.
“Sou canhoto, com bom passe vertical e lançamento muito bom. Uso bem meu físico nas divididas, consigo desarmar com eficiência e chegar com qualidade na fase ofensiva. Tenho facilidade em ganhar as segundas bolas e também me destaco nas disputas aéreas”, diz o meio-campista.

Nathan é o único do quarteto que está em seu último ano de categoria de base (Foto: Heitor Araujo – ECP)
Nathan, centroavante
Nathan é o único do quarteto que está em seu último ano de categoria de base. Nascido em 2005, o centroavante natural de Porto Alegre passou por Real Brasília (DF) e Cruzeiro de Cachoeirinha desde o ano passado. Fez dois gols em maio pelo Estrelado na elite do Gauchão Sub-20.
“Sou um camisa 9 finalizador que gosta de se movimentar e de dar opção para os companheiros, mas também posso jogar nos lados do campo por ter características de força e explosão. Utilizo isso para agredir o espaço no ultimo terço do campo”, se define o atacante.
Olho no acesso
Em comum na conversa com os jovens, um agradecimento – ao técnico Antônio Freitas e ao diretor esportivo e da base do Pelotas, Daniel Carvalho, pela oportunidade – e a manifestação do objetivo de conquistar o acesso à elite estadual da categoria sub-20 ainda neste ano.
Após três jogos, o Lobo soma sete pontos e é vice-líder do grupo B da competição, atrás do Aimoré.