A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professora Elizabeth Blass Romano, localizada na Colônia Maciel, 8º Distrito de Pelotas, foi classificada na seleção regional do concurso Nutrindo a Educação, da Secretaria Estadual de Educação. A receita da instituição foi selecionada para competir na etapa final do concurso contra pratos representantes de outras Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Pelotas e a maior parte dos municípios da Zona Sul fazem parte da 5ª CRE. A região teve quatro inscrições, e duas participaram da prova. A vencedora foi a receita da merendeira Kátia Knabach Schafer, da EEEM Profª. Elizabeth Blass Romano, com um sanduíche nutritivo natural. A instituição da zona rural tem 110 alunos.
O prato é uma invenção de Kátia, merendeira da escola desde 2013, que aprendeu a cozinhar com seus pais, de famílias alemã e polonesa, além de sua experiência como padeira. Ela conta que já fazia parte da receita, mas criou o creme para participar do concurso e como uma forma de substituir a maionese, proibida na alimentação nas escolas.
A nutricionista e analista em Saúde da 5ª CRE, Aline Longoni dos Santos, ressalta os ingredientes saudáveis e a aparência atraente aos jovens, por se parecer com um lanche. No entanto, o sanduíche é 100% natural, caseiro e sem conservantes – pão e condimentos são preparados pela cozinheira.
Kátia conta que o sanduíche foi aprovado por todos os alunos e relembra a seleção da banca como mais um momento de reconhecimento. “Às vezes, quem trabalha na cozinha não é muito visto, mas passamos o nosso dia a dia aqui, tentando fazer o nosso melhor”, relata.
18ª CRE deve realizar seleção em setembro
Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí fazem parte da 18ª CRE, que ainda não realizou a sua etapa regional. De acordo com Mariana Santos e Claudia Nicoletti, responsáveis pelo setor de alimentação escolar e concurso na 18ª CRE, a seleção teve que ser adiada devido às condições climáticas da data estabelecida, mas está marcada para as 14h do dia 17 de setembro, na Cozinha Experimental do Guanabara, no Praça Shopping, em Rio Grande.
A etapa será realizada em Rio Grande e contará com a participação da EEEM Dr. Augusto Duprat, de Rio Grande; da EEEM Lilia Neves, da Vila da Quinta, também de Rio Grande; da EEEF Marques de Souza, de São José do Norte; e do Colégio Estadual de Santa Vitória do Palmar.
Próxima etapa
Estão sendo selecionadas as receitas que representarão as Coordenadorias na etapa final do concurso. Os pratos são avaliados por bancas compostas por um nutricionista, um ex-aluno de escola estadual, uma chefe de Alimentação da CRE e uma ex-merendeira. Todas as receitas aprovadas na primeira fase receberão um prêmio, certificado e serão adicionadas ao cardápio das escolas estaduais. O concurso teve por volta de 297 inscrições de cerca de 30 CREs. A etapa final será realizada em Porto Alegre no dia 3 de dezembro.
Confira a receita
Trata-se de um sanduíche de patê de frango, creme substituto da maionese e salada. Ele tem duas camadas de recheio separadas por fatias de pães caseiro. Pegue a primeira fatia e passe o patê de frango, cubra com a segunda fatia e coloque o creme e a salada; cubra com a terceira fatia de pão.
Ingredientes
- 3 fatias de pão caseiro;
- Frango;
- Salada (alface, cenoura, tomate e milho);
- 3 batatas;
- 6 ovos cozidos;
- 1 copo de vinagre;
- 1 copo de água.
Patê de frango
Cozinhe o frango na pressão por 15 min; refogue com cebola, tomate, pimentão e uma colher de extrato de tomate; e desfie.
Creme
Cozinhe e corte as três batatas e os seis ovos; coloque-os no liquidificador e adicione um copo de vinagre e um copo de água; bata até transformar em uma pasta homogênea.
Salada
Utilize os vegetais de sua preferência. A cozinheira usa tomate, alface, cenoura e milho.
*A receita pode ser preparada com outros tipos de pães ou como torta fria