Duo interpreta composições do maestro Thiago Perdigão

Evento

Duo interpreta composições do maestro Thiago Perdigão

Recital integra a programação da segunda noite da 2ª Mostra Concerto Sesc Partituras

Por

Duo interpreta composições do maestro Thiago Perdigão
Tiago Ribas é professor da UFPel (Foto: Divulgação)

A 2ª Mostra Concerto Sesc Partituras recebe hoje o recital do Duwe Ribas Duo, com o violinista Tiago Ribas e o pianista Menan Duwe. A paixão pela música uniu os instrumentistas que trabalham juntos desde 2016. A apresentação é gratuita, recomenda-se que as reservas sejam feitas antecipadamente clicando aqui. os ingressos também podem ser pegos diretamente na sede do Sesc Pelotas, na rua Félix da Cunha, 811.

Duwe e Ribas se conheceram durante o período em que ambos trabalharam na Universidade Federal de Pelotas, como professores. “A gente tem gostos muito parecidos e o interesse na música de câmara de concerto”, conta o pianista. Essa afinidade musical se reflete em suas performances, que começaram a acontecer dentro da UFPel. Duwe, que mora atualmente em Porto Alegre, é de Santa Catarina, mas migrou para o Rio Grande do Sul para fazer mestrado e doutorado em música. Por sua vez, Ribas, que é professor concursado da Universidade, está em processo de doutoramento.

Porto-alegrense Menan Duwe começou o duo em Pelotas (Foto: Divulgação)

Para Menan Duwe, o Sesc Partituras desempenha um papel crucial ao disponibilizar partituras de compositores brasileiros em um banco de dados, promovendo o repertório nacional de concerto. “É muito importante para fomentar o repertório brasileiro”, fala. O pianista avalia que eventos, como a Mostra que está acontecendo desde ontem, permitem tanto ao público conhecer esse repertório, quanto proporcionar aos músicos uma imersão nessa plataforma. “A gente acaba se surpreendendo com o repertório que encontra ali”, avalia Duwe.

Compositores brasileiros

Neste recital o duo vai apresentar peças dos compositores brasileiros de Glauco Velásquez, Dimitri Cervo, Villani-Côrtes, Marcos Salles e Thiago Perdigão. Este último é o maestro da Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul, formada no Sesc Pelotas, no início deste ano. “Vamos ter a oportunidade de tocar uma obra do Thiago. A gente vai tocar as peças dele porque a gente já tinha tocado antes”, conta Duwe. Inclusive, no álbum Personagens de si que Perdigão lançou neste ano, tem uma gravação do Duwe Ribas Duo. Essas peças de Thiago Perdigão estarão no Banco de Dados do Sesc Partituras.

Diferentes níveis

Perdigão, que ontem levou ao palco do Conservatório uma Camerata formada por um grupo de alunos da Orquestra, que atualmente tem 40 integrantes, diz que o alcance do projeto Sesc Partituras se dá em diferentes níveis. Entre eles está a troca de experiências entre músicos e os alunos da Orquestra. “Desde terça estamos recebendo instrumentistas, músicos de fora da cidade. Então, nessa medida, obviamente, há um enriquecimento aqui no sentido cultural e musical”, diz.

Os jovens também têm a oportunidade de conhecer a execução de repertórios pouco usuais em Pelotas. Também pelas formações diversas, por exemplo, ontem a atração era um quarteto de cordas, com dois violinos, viola e cello. “É uma formação que a gente não tem, por exemplo, aqui em Pelotas, estruturado e permanente”, fala.

Sobre o duo, atração desta quinta-feira (4), o maestro comenta que são dois professores, que têm muito a agregar na formação dos instrumentistas locais. “E, na sexta, é um quinteto de sopros, que também é uma formação que a gente não tem na cidade, e que é bem interessante.” Na quarta-feira, inclusive, cada um dos instrumentistas que vieram com o quarteto ministrou uma masterclass com os alunos da Orquestra Jovem Sesc RS. A Mostra Sesc Partituras também se destaca por servir como complemento ao Festival Internacional Sesc de Música realizado em janeiro.

Sexta-feira

Encerrando a programação da 2ª Mostra Concerto Sesc Partituras, o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas receberá na sexta-feira (5), o concerto do Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. A apresentação acontece às 20h.

Acompanhe
nossas
redes sociais