O avanço da frente fria pelo Rio Grande do Sul segue favorecendo a instabilidade em todas as regiões nesta quarta-feira (3). A chuva chegou com maior intensidade entre a noite de terça (2) e esta madrugada em toda a região Sul. No primeiro boletim emitido pela Defesa Civil Estadual, com relação ao acumulado nas primeiras seis horas do dia, a cidade de Arroio Grande registrava 20.8 mm, enquanto Pedro Osório e Rio Grande, tinham 16 mm de precipitação no período. Em Pelotas, às 8h, o Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado registrava um acumulado de chuva de 20.8 mm na cidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta de perigo para tempestades, que abrange boa parte da metade Sul do território gaúcho, vigente até o final do dia. A tendência é que a instabilidade predomine até a manhã de quinta-feira (4).
Temperaturas
Com a chegada de uma massa de ar frio, o Rio Grande do Sul enfrentará uma queda considerável nas temperaturas. O amanhecer da quinta-feira deverá ser muito mais gelado do que o registrado nos últimos dias, com persistência das temperaturas baixas até o final de semana.
O começo da quarta-feira foi de 19ºC na Zona Sul, com máximas esperadas na casa dos 23ºC. Amanhã, o amanhecer será com termômetros na casa dos 14ºC, sem muita variação nas temperaturas ao longo do dia.
O frio mais intenso é esperado para o amanhecer do sábado (6).