Após anos de espera, a pavimentação do primeiro trecho da ERS-265, entre Canguçu e Piratini, está prestes a sair do papel. A Construtora Pelotense será responsável por asfaltar o primeiro lote da rodovia, um trecho de 10 km, com um investimento de R$ 35,2 milhões. A obra é vista como um passo fundamental para melhorar o tráfego, além de facilitar o escoamento da produção agrícola da região.
A disputa contou com a participação de seis empresas, e foi encerrada ontem com a proposta da Construtora Pelotense sendo considerada a mais vantajosa. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), um dos principais articuladores do projeto.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o deputado celebrou o resultado e adiantou o cronograma: “Agora vamos ter um prazo de em torno de 30 dias para recursos, para apresentar a documentação […] até novembro deste ano, ainda queremos começar as obras.” A expectativa é que o trabalho seja finalizado até meados de 2026.
Demanda antiga da comunidade
A pavimentação do trecho é uma demanda antiga da comunidade. Por ser uma rota estratégica para a zona rural, principalmente para o transporte de madeira e soja, as condições da estrada sempre foram motivo de preocupação, especialmente em dias de chuva.
O projeto, que inicialmente estava orçado em R$ 42,4 milhões, teve seu custo estimado revisado para R$ 35,5 milhões após adequações técnicas, o que possibilitou a retomada da licitação, suspensa no fim do mês de julho.
O projeto completo
A pavimentação total da ERS-265 – ligação entre os municípios de Canguçu, Piratini e Pinheiro Machado – foi dividida em quatro lotes. Este primeiro trecho de 10 km liga a BR-392, na localidade de Lacerda, até a localidade de Alto Alegre, quase na divisa com Piratini.
Segundo o deputado, o governo já se comprometeu a dar sequência ao projeto com o lote 2 – um trecho de 10 quilômetros na ERS-702, ligando a zona urbana de Piratini ao bairro Cancelão, na ERS-265. “O compromisso do governo comigo é, a hora que começar os dez quilômetros [do trecho recém-licitado], reunir o pessoal novamente em Porto Alegre para que a gente comece a dar andamento na licitação de Piratini até o Cancelão”, afirmou.
Além disso, os lotes restantes também estão no radar. Os projetos de engenharia dos lotes 2 e 3 – que juntos somam 43 km e incluem o trecho urbano de Piratini – devem ser concluídos até o fim do ano. Já o lote 4, o mais extenso, com 43 km, teve a elaboração do projeto de asfaltamento determinada pelo governador Eduardo Leite (PSDB), em abril.