O atleta Fernando Marques, da Associação Shido-Kan de Karate-Do, retornou nesta quarta (3) ao Brasil. O pelotense ficou uma semana em solo europeu. Em Basel, na Suíça, participou de treinamento sob comando de Rafael Aghayev. Reconhecido como melhor de todos os tempos, Aghayev, que já encerrou a carreira, é dono de cinco títulos mundiais e 11 europeus.
“Foi sensacional. Aghayev foi o maior e melhor atleta de karatê de todos os tempos, foi uma oportunidade incrível. Fiquei muito feliz em participar e receber a atenção e cuidados dele”, avalia Fernando. Outro treinamento importante foi em uma das principais academias da Suíça, a Hayabusa Dojo. Com diversos dos principais atletas do país, o trabalho foi comandado pelo experiente sensei Bahattin Kandaz.

Fernando participou de treinamento com Rafael Aghayev (D), nascido no Azerbaijão (Foto: Arquivo pessoal)
O karateca participou do International Open Basel Masters. O evento recebeu diversos dos principais atletas do mundo. Fernando foi derrotado pelo francês Ndao Sassy. O pelotense estava vencendo por 3 a 1 quando, faltando 24 segundos para o final da luta, sofreu um ippon (três pontos) e acabou derrotado por 4 a 3.
Apesar de boas vitórias de Sassy, inclusive contra o vice-campeão europeu, o francês não chegou à final da categoria, não levando Fernando para disputa da repescagem. O título da categoria ficou com o turco Yurur Omer Faruk, atual número 7 do mundo.
De acordo com Fernando, a viagem foi extremamente proveitosa. “Foi um ótimo período na Europa, podendo competir em um evento de alto nível e fazendo excelentes treinamentos, com grandes técnicos e atletas do cenário mundial. Fico muito feliz por essas oportunidades que engrandecem e fortalecem nosso trabalho. Meu agradecimento à Secretaria de Esportes do RS e aos meus patrocinadores Bebidas Biri e Frigorífico Roloff por me proporcionarem mais esta vivência”, declarou.
Orgulhoso da carreira do pupilo, o pai e técnico do atleta, Ilton Marques, destaca o trabalho de Fernando. “É um esforço muito grande para chegar em alto nível. São mais de dez anos competindo, 23 anos treinando, e se mantendo entre os principais atletas do país. Seguiremos trabalhando muito forte para que a evolução continue e tenhamos performances e resultados ainda melhores para nossa cidade, estado e país”, projeta.
Reta final de calendário
De acordo com Fernando, os últimos quatro meses de 2025 serão de competições relevantes. “Teremos compromissos importantes nesta reta final de temporada, tanto em âmbito nacional, como internacional. São muitos eventos e por isso tem a importância de um cronograma de preparação bem definido.”, declarou.
A participação de Fernando faz parte do projeto Karatê do RS para o mundo. Idealizado pelo próprio atleta, o projeto tem financiamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio do Pró-Esporte RS. As empresas patrocinadoras são Frigorífico Roloff e Bebidas Biri.