O avanço da frente fria, aliada a uma área de baixa pressão, sobre o Rio Grande do Sul segue favorecendo a instabilidade e a concentração de nebulosidade na metade Sul da região e também na fronteira com o Uruguai. As condições de chuviscos e chuva fraca permanecem, de forma isolada, nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Costa Doce, Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre na manhã desta terça-feira (2).
De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, entre a tarde e a noite desta terça, uma frente estacionária, favorece temporais com chuva forte a pontualmente intensa, acompanhadas de raios, granizo de grande porte e rajadas de vento. Os maiores acumulados são esperados para as regiões Oeste e Campanha, onde podem atingir 90 mm por dia. De forma mais isolada, há condição para instabilidades na Região Metropolitana, Noroeste, Centro, Costa Doce e Vales, onde os volumes podem variar entre 10 e 40 mm por dia. As rajadas de vento podem superar os 90 km/h, especialmente associadas às tempestades. O mar seguirá agitado.
O amanhecer foi de muita nebulosidade, com pouca incidência de ventos e temperaturas altas, na casa dos 17ºC em toda a Zona Sul. As máximas devem seguir a mesma tendência, sem sofrer impactos com a chegada da chuva, chegando à casa dos 23ºC a 25ºC.