O Sesc Pelotas realiza, a partir desta quarta (3), até sexta-feira, a segunda edição da Mostra Concerto Sesc Partituras. Com entrada gratuita para a comunidade, as apresentações acontecerão no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), rua Félix da Cunha, 651, sempre às 20h. Os repertórios são oriundos do acervo Sesc Partituras que celebra a riqueza da cultura brasileira. Os lugares podem ser reservados antecipadamente no site ou pegos diretamente na sede do Sesc Pelotas, na rua Félix da Cunha, 811.
O Sesc Partituras, um projeto que visa promover a Biblioteca Virtual de Música do Sesc, está em sua segunda edição como mostra em Pelotas. Anteriormente realizado em etapas ao longo do ano, o evento agora concentra seus concertos em uma sequência, atendendo a uma solicitação do Departamento Regional e Nacional do Sesc.
Os concertos, realizados no Conservatório de Música, apresentam obras inéditas do banco, garantindo que cada apresentação seja única. O Quarteto Ibirapitanga, formado por músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, é um dos destaques do evento. “A Mostra não acontece em nenhum outro lugar do Rio Grande do Sul. Esse projeto é exclusivo de Pelotas. Porque tem também o Festival de Música e a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul aqui”, explica o agente de Programas Sociais do Sesc Pelotas, Lucas Vidal.
Qualquer pessoa pode acessar o site do Sesc Partituras para baixar e estudar as partituras disponíveis. Além disso, o banco é colaborativo: músicos e compositores podem enviar suas próprias partituras por e-mail, contribuindo para o acervo. “Músicas do nosso maestro aqui da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, o Thiago Perdigão, estarão no programa. Ele inseriu três músicas lá no banco e vão ser executadas”, conta Vidal.
Diferentes formações
A agenda começa amanhã com uma apresentação de abertura da Camerata Sesc Pelotas, com alunos da Orquestra Jovem Sesc do Rio Grande do Sul, seguida por um concerto do Quarteto Ibirapitanga. O grupo é formado por Cleverson Cremer, vencedor de prêmios internacionais como o Salzburg e o Grand Prize Virtuoso, Geovane Marquetti, violinista na Orquestra Theatro São Pedro e na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Murilo Alves, com formação em música em academias na Alemanha e na Suíça, e Wesley Ferreira, que acumula passagens, como Spalla, em diversas orquestras pelo País.
Na quinta-feira, a atração é Duwe Ribas Duo, com o violinista Tiago Ribas e o pianista Menan Duwe. Unidos pela paixão pela música, eles trabalham juntos desde 2016 e, para o recital, preparam a interpretação de obras de Glauco Velásquez, Dimitri Cervo, Villani-Côrtes, Marcos Salles e Thiago Perdigão.
Encerra a programação, na sexta-feira, a apresentação do Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo. Formado por músicos de sólida formação
Programação
- 03/09: Camerata Sesc Pelotas e Quarteto Ibirapitanga
- 04/09: Duwe Ribas Duo
- 05/09: Quinteto de Metais/Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
Prestigie
- O quê: 2ª Mostra Concerto Sesc Partituras – Sesc Pelotas
- Quando: a partir de quarta-feira até sexta-feira, às 20h
- Local: Conservatório de Música da UFPel (rua Félix da Cunha, 651)
- Ingressos: Gratuitos, com reserva antecipada clicando aqui.
- Informações adicionais: (53) 3225-6093 ou WhatsApp (53) 99131-3176.