Canguçu decreta emergência por estragos causados por temporais

situação

Canguçu decreta emergência por estragos causados por temporais

Prejuízos com as chuvas de agosto ultrapassam os R$ 6 milhões

Por

Atualizado terça-feira,
02 de Setembro de 2025 às 08:54

Canguçu decreta emergência por estragos causados por temporais
Maior impacto foi no interior com 40 trechos de estradas interrompidos (Foto: Defesa Civil de Canguçu)

Após o anúncio durante reunião da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) na última semana, Canguçu decretou ontem situação de emergência por conta dos estragos causados pelos temporais de agosto, principalmente na Zona Rural. A Defesa Civil Municipal contabilizou 79 pontes danificadas, com 12 destas completamente destruídas.

Entre os dias 22 e 23 de agosto, Canguçu registrou um acumulado de chuva de cerca de 140 mm de chuva. Com relação aos ventos, as rajadas chegaram a 80 km/h entre a sexta e o sábado.

De acordo com o levantamento técnico já concluído, os prejuízos ultrapassam R$ 6 milhões. Além das pontes destruídas, são contabilizados 59 bueiros e galerias arrancados com a força dos temporais, e 40 trechos de estradas interrompidos no interior do município. Na área urbana de Canguçu, o impacto foi menor, segundo o coordenador da Defesa Civil, Cesar Madrid, com três registros de destelhamentos. “O prefeito pediu uma maior atenção para o interior, onde não teve um distrito que não tenha sido afetado. Por isso fizemos um atendimento específico, para não deixar as escolas sem aula e as pessoas sem atendimento na área da saúde”, afirma Madrid.

O decreto de situação de emergência amplia o acesso à dispositivos legais que possibilitam a captação de recursos, junto aos governos estadual e federal, além de auxiliar na adoção de ações emergenciais para minimizar os danos.

Monitoramento das chuvas

A Sala de Situação da Defesa Civil Estadual emitiu alertas de temporais para os próximos dias, que abrangem todo o Rio Grande do Sul. Para a região Sul e Costa Doce, são esperados volumes de chuva superiores a 100 mm e fortes rajadas de vento, durante a ocorrência das tempestades.

Por conta deste cenário, a Defesa Civil Regional afirma que está monitorando a situação, principalmente nos municípios atingidos pelos temporais de agosto.

Em Canguçu, a maior atenção volta-se para a possibilidade de agravamento da situação no interior do município. “Algumas pessoas ficaram sem conseguir sair de casa [em agosto], completamente isoladas”, diz Madrid.

Danos em infraestrutura

Durante a reunião da Azonasul na semana passada, os municípios de São Lourenço do Sul, Canguçu e São José do Norte relataram os impactos da passagem do ciclone extratropical. Os três municípios apontaram dificuldades semelhantes: estradas danificadas, pontes destruídas e escassez de recursos para recuperação. Além dos transtornos imediatos para a população, os gestores alertam para os impactos econômicos e sociais que devem se estender nos próximos meses.

A demanda relacionada às pontes é histórica em Canguçu. A grande maioria é construída em madeira e são as principais ligações entre a zona rural e a urbana, sendo a interrupção por quedas relacionadas aos eventos climáticos uma constante. Além de afetar o deslocamento de moradores, dificulta o escoamento da produção.

Acompanhe
nossas
redes sociais