A morte de duas figuras tão proeminentes em um espaço de 24 horas nos faz refletir. Felizmente, Dom Jayme Chemello, 93, e Luís Fernando Veríssimo, 88, viveram vidas longas, plenas e de realizações. Seus legados vão permanecer por décadas, talvez séculos. Tocaram vidas de pessoas e mexeram com corações. Suas partidas deixam uma tristeza maior pelo fato de terem sido interrompidas trajetórias tão fantásticas e de tanta inspiração e de não podemos mais ouvir o que eles têm a dizer. Por isso, fica a lembrança e o carinho. Mas também a percepção: o que podemos fazer para marcar a vida do próximo?
Em ambos, os relatos indicam homens tímidos e de poucas palavras. O que é até espantoso, dada as suas profissões. Padre e jornalista trabalham com comunicação. Nos deixa, portanto, a interpretação de que saber se comunicar não significa falar demais, mas sim falar o suficiente para que a mensagem seja compreendida. Ao marcar vidas com seus trabalhos, também deixam o legado de que inspirar vai muito além do que fazemos, mas do que repercute das nossas ações.
Em tempos de redes sociais e comunicação desenfreada, onde até a foto do prato de comida é compartilhada com o mundo, a mensagem do texto bem escrito e da palavra bem compartilhada fazem muito mais barulho do que posts em massa e vlogs de rotina. Sem dúvida alguma, quem consegue impactar a vida de algumas pessoas faz mais do que quem é percebido por milhões delas, mas sem qualquer conteúdo. Por isso, se aprimorar para fazer o bem, e fazer bem feito, é tão importante. É uma mensagem que vale para indivíduos, marcas e gestões.
Aprofundar nossas relações e nosso impacto soa quase utópico em tempos tão líquidos, mas ao vermos que pessoas conseguem fazer histórias com palavras e atitudes, temos a certeza de que a relação humana é ainda o principal dos princípios. O texto de Veríssimo, imbuído de ironia fina e um olhar para o cotidiano, assim como a pregação de Dom Jayme, carregado de olhar comunitário e acolhimento, mostram que na simplicidade podemos encontrar as nossas realizações.