Com o fim da primeira fase da Série Ouro, as equipes da região Sul focam agora na preparação para as oitavas de final. Por ser o momento decisivo da temporada, as diretorias voltam ao mercado em busca de reforços para qualificar os elencos na tentativa de conquistar o título gaúcho da principal competição estadual da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). O período para inscrição termina dia 12 de setembro, véspera dos confrontos de ida.
A Associação Brasil Futsal (ABF) foi o melhor time da Zona Sul na etapa de classificação. Para chegar com o grupo de atletas mais completo no mata-mata, o time de São Lourenço do Sul está próximo de acertar com os pivôs Henri Medeiros, vindo do futsal catarinense, e o chileno Carlos Garcés. A ideia da direção rubro-negra é ainda buscar um ala canhoto.
Adversário da ABF nas oitavas, o Riograndense não pretende buscar contratações. O técnico Max Carazzai ressalta a força do projeto adversário e considera a sua equipe zebra para avançar de fase.
“Estruturas diferentes. Eles têm o alcance de contratar atletas e remunerar. É o favorito do confronto”, destaca. Na primeira fase, o Guri Teimoso marcou 20 pontos contra 18 da ABF, mas por ter uma equipe a mais no grupo disputou 12 partidas contra dez da equipe lourenciana.
O jogo de ida será disputado em Rio Grande no dia 13. A volta ocorrerá em São Lourenço do Sul, no dia 20. Ambos os confrontos estão agendados para iniciar às 20h.
ATF/Otimiza aguarda
Já o representante pelotense na Série Ouro ainda não definiu o planejamento sobre contratações. De acordo com o diretor da ATF/Otimiza, Gustavo Passos, a ideia é aguardar o andamento dos treinos para definir se buscam contratações até o fechamento da janela.
“Ainda sem definição, estamos aguardando. Precisamos aguardar a intertemporada que está acontecendo”, disse o dirigente.
A ATF terminou a primeira fase em terceiro no grupo C com 15 pontos. O adversário será a Sercesa, de Carazinho, terceira colocada na chave A com 23 pontos, mas com dois jogos a mais que o projeto pelotense.
“Um adversário qualificado, campeão estadual em 2023, tem uma estrutura de clube grande e atletas de ponta. Mas sabemos que nessa fase não existe adversário fácil. E se estamos nessa fase é porque também somos um desses adversários difíceis”, afirma.
O jogo de ida será disputado no ginásio do Paulista no outro sábado (13), às 20h. O duelo de volta está agendado para o dia 20, no mesmo horário, mas em Carazinho.
Jaguarão busca reforços
Time caçula na Série Ouro, o Jaguarão Futsal avançou em quinto lugar no grupo B com 13 pontos. A campanha fez a equipe cair nas oitavas justamente contra a ACBF, líder da chave A com 31 pontos em 36 disputados. O presidente Marcelo Kerchiner, o Celinho, diz que a direção está em busca de pelo menos quatro reforços. A busca vem ocorrendo no futsal gaúcho e uruguaio.
Mesmo com uma tarefa quase impossível de eliminar uma potência do esporte mundial, Celinho espera que o Jaguarão consiga pelo menos fazer valer o fator local. “É tentar fazer o resultado positivo em casa. É difícil, mas vamos sonhar com essa possibilidade”, disse.
O confronto de ida ocorre no dia 13, às 20h, em Jaguarão. A volta será dia 20, às 19h, em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha.
Oitavas de final | Times da Região Sul
Sábado (13) | Ida
20h | Jaguarão x ACBF
Riograndense x ABF
ATF/Otimiza x Sercesa
Sábado (20) | Volta
19h| ACBF x Jaguarão
20h| ABF x Riograndense
Sercesa x ATF/Otimiza