Dois pelotenses já estão em Las Vegas para a disputa do Mundial organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro (IBJJF, na sigla em inglês) e realizado entre esta quinta (28) e sábado (30). Fábio “Fuga” Soares e Lucas “Bebezão” Souza representam as artes marciais da cidade nos Estados Unidos. O canal da IBJJF no YouTube transmite o evento.
Fuga Soares vai competir na categoria Master 3, até 82 quilos, faixa roxa. As lutas desta categoria serão no sábado, com atletas de mais de 40 países envolvidos. Para ser campeão, o pelotense precisa vencer seis combates. Lucas busca a medalha na categoria Master 1, pesadíssimo, faixa marrom.
Vinculação ao Corinthians
Além de levar o jiu-jitsu de Pelotas a um dos maiores campeonatos do planeta, Fábio Soares também defende as cores do Corinthians. O Timão tem um departamento de lutas, do qual o pelotense faz parte mesmo sem residir na capital paulista. Fuga assinou contrato junto ao Alvinegro em 2021 e é o único atleta de fora de SP na equipe.
“Hoje eu tenho uma vida mais estável em Pelotas, mas sempre vou para São Paulo, fico dois ou três meses lá, volto, fico um tempo aqui, volto… Desde o início do ano, fico mais aqui, treino, tenho acompanhamento, e vou para São Paulo para as competições”, disse o atleta na Rádio Pelotense 99,5 FM antes de viajar aos EUA.
Fuga Soares conta com uma equipe de profissionais à disposição em solo pelotense, o que permite manter o nível exigido pelo treinador do Corinthians. O jiujiteiro, que é campeão brasileiro e sul-americano, disputará seu segundo Mundial, o primeiro com kimono – já conquistou um segundo lugar na modalidade No-Gi (sem kimono).
Projeto no Xavante
Torcedor do Brasil, Fábio Soares também falou na Pelotense sobre um projeto de lutas vinculado à Máfia Xavante, torcida organizada do Rubro-Negro. As atividades ocorrem às terças e quintas-feiras, às 19h, sob as arquibancadas do Bento Freitas. Mais informações no Instagram @mafiaxavante.