Cidec-Sul sedia pela primeira vez a Feira do Livro da Furg

Mundo da literatura

Cidec-Sul sedia pela primeira vez a Feira do Livro da Furg

50ª edição começa na noite desta quinta-feira, com show da Sonora Fauna e Bando de Coirana

Por

Cidec-Sul sedia pela primeira vez a Feira do Livro da Furg
Doze livrarias estão entre as atrações do evento que vai até o dia 3 (Foto: Divulgação)

A 50ª Feira do Livro da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) começa hoje, às 19h, com a abertura oficial. A principal delas é que o evento será realizado pela primeira vez dentro da Furg, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico do Sul (Cidec-Sul). Celebrando a edição especial o público ainda vai poder apreciar nesta noite com o show Bando Sonoro das Águas, com a Sonora Fauna e o Bando de Coirana. A programação, que inclui uma variedade de atividades, como shows, palestras, sessões de autógrafos, oficinas e exposições, ocorrerá até a próxima quarta-feira, em diferentes horários.

Sob o tema Água que se faz vida, poesia e prosa, a feira tem como patrono o escritor Daniel Baz. O também professor conquistou destaque no cenário literário gaúcho ao vencer o Prêmio Ages Livro do Ano 2024, concedido pela Associação Gaúcha de Escritores (Ages). O autor foi finalista na categoria Crônica com a obra Da água que se faz onda e espelho, publicada pela editora E-Liber, e consagrou-se vencedor no prêmio da Academia Sul-Rio-Grandense de Letras.

Baz é autor de uma produção diversa, que transita pela poesia, crônica e quadrinhos. Publicou o livro de poemas Antes que o mundo aconteça, os volumes de crônicas Formas de fingir pássaros e Da água que se faz onda e espelho, além de assinar o roteiro das HQs Exomens: inutensílios e Atlas e Dante: o Oráculo de Yadala.

Para conhecer a Furg

Costumeiramente realizada no Cassino, a última edição da Feira do Livro tinha ocorrido em 2023. Desta forma, o 50º evento está sendo muito celebrado, comenta o diretor de Arte e Cultura, Raphael Albuquerque de Boer. “É uma edição comemorativa e indo ao encontro da proposta da gestão da reitoria, que é o pertencimento. Para isso nada melhor do que uma Feira do Livro na Furg, para que a gente possa receber a comunidade, também a nossa comunidade acadêmica, para que as pessoas se sintam pertencentes, conheçam a Universidade, tenham essa oportunidade de ir até lá, saber que a Universidade é pública para todas as pessoas”, fala de Boer.

Programa repleto de atrações

O diretor comenta que sete dias, período de realização do evento, podem parecer poucos, mas como a Feira do Livro é em “casa”, durante três dias o evento vai começar às 9h. O que não aconteceria em outro lugar. “Vão ser dias intensos, com uma programação cheia”, comenta o diretor.

Entre os destaques do evento, estão a Rua das Criança, o Espaço Conversa, onde acontecerá a sessão de autógrafos, contará com um conjunto de 14 atividades culturais e literárias, e ainda haverá o espaço formativo com 21 atividades diversas. A Feira do Livro ainda terá um conjunto de exposições, artesanato, projeto E-coo, projetos de economia solidária, praça de alimentação. Entre as bancas estão presentes 12 livreiros, com as estrelas do evento.

Além da programação tradicional, a 50ª Feira do Livro receberá os seguintes eventos paralelos: 16ª Feira de Inovação e Tecnologia (Fitec), 1º Fórum dos Editores do Portal de Periódicos Científicos da FURG e as Cirandas Literárias. Confira a programação completa clicando aqui.

Atração literária

Dentro da programação da Feira do Livro da Furg, a Festa Literária do Rio Grande (Flirg) começa amanhã e vai até quarta-feira apresentando diversas atividades. Promovida pelo Instituto de Letras e Artes (ILA) e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Furg, a Flirg contará com uma programação literária especial, com a presença de autores gaúchos, com especial destaque para a produção literária rio-grandina. Entre as atrações, conversas literárias, oficinas, lançamentos de livros e peças de teatro, com escritores, professores e críticos.

Acompanhe
nossas
redes sociais