Pelotas pode ingressar no Mais Acesso a Especialistas

Saúde

Pelotas pode ingressar no Mais Acesso a Especialistas

Presidente do Grupo Hospitalar Conceição estará na cidade na próxima semana para debater proposta

Por

Pelotas pode ingressar no Mais Acesso a Especialistas
Gilberto Barichello será recebido pelo prefeito Fernando Marroni (PT) e pela secretária de saúde Angela Vitória. (Foto: Jô Folha)

O presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, estará em Pelotas na próxima semana para debater o ingresso do município no programa Mais Acesso a Especialistas. Em entrevista à Rádio Pelotense, ele disse que será recebido pelo prefeito Fernando Marroni (PT) e pela secretária de saúde Angela Vitória Moreira.

A empresa é uma das referências da operação nos três estados do Sul e já tem discussão avançada também com São Lourenço do Sul para oferecer serviços em oncologia, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. O objetivo é reduzir as filas de esperas por cirurgias eletivas.

“O GHC, pela expertise que tem, e a pedido do presidente Lula (PT) e do ministro [Alexandre] Padilha, a gente está colocando à disposição dos municípios e da rede de atenção hospitalar que queira que o GHC possa estar indo para as regiões e municípios agilizando e diminuindo o tempo de espera das filas”, explica Barichello. Através do programa, hospitais queiram e possam participar e tenham ociosidade de bloco e leito cirúrgico, podem encontrar no GHC um parceiro para fazer a contratação de equipe e aluguel do espaço.

Mais novidades no Estado

Barichello anunciou nesta semana o projeto de construção de um novo Hospital Fêmina, que vai unificar as estruturas do atual Hospital da Criança Conceição e do próprio Fêmina em um complexo integrado na zona norte de Porto Alegre. A proposta prevê mais de 550 leitos, além de centros de pesquisa, ensino e atendimento ambulatorial. A unidade é referência para todos os municípios do Estado.

O GHC é uma empresa estatal vinculada ao Ministério da Saúde e reúne quatro hospitais em Porto Alegre – Conceição, Criança Conceição, Cristo Redentor e Fêmina – além de 12 postos de saúde na zona norte. Desde o ano passado, o grupo também administra o Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, localizado entre os complexos da Maré e do Alemão.

O projeto, que deve envolver parceria público-privada, representa um investimento próximo de R$ 1 bilhão e terá o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como parceiro estratégico. O contrato será assinado durante o 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição, que ocorre entre 28 e 30 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Emergências climáticas em pauta

Com quase dois mil inscritos, o congresso do GHC tem como tema central as emergências climáticas e seus impactos na saúde. A programação conta com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de delegações internacionais da Itália, Espanha e Myanmar – países que também enfrentaram grandes tragédias ambientais nos últimos anos.

Para Barichello, a escolha do tema reforça a urgência de preparar o setor da saúde para lidar com eventos climáticos. “Nem o Estado, nem os municípios, nem o Exército, ninguém estava preparado para enfrentar uma tragédia de tamanha dimensão, como foi a tragédia climática de 2024”, afirmou em entrevista à Rádio Pelotense.

Acompanhe
nossas
redes sociais