O Programa Corpo e Mente da Rádio Pelotense recebeu na última quinta-feira as professoras do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Ana Carolina Cuimbra e Regina Nogueira para falar sobre a saúde da população negra. De acordo com as convidadas, reconhecer a ausência de saúde, de equilíbrio psicossocial, ambiental e ancestral é fundamental para compreender a situação da população negra e a necessidade de um olhar mais atento à construção de sua saúde.
O que é saúde da população negra?
Ana Carolina: Saúde da população negra é um tema debatido há muitos anos, inclusive tem dentro da legislação ações especificas sobre isso. Inclusão do quesito raça/cor em todos os meios de informação sobre a saúde da população. Isso ajuda a identificar a população. É importante saber se na região tem mais pessoas negras, indígenas, amarelas, por exemplo, por dentro das populações existem suas questões de saúde específicas.
Regina Nogueira: Para entrar no mundo acadêmico com essa discussão sobre a população negra e para que nossos colegas entendessem do que estávamos falando de verdade foi preciso biologizar muito, e a partir disso ficou muito essa coisa de discutir as doenças mais comuns da população negra.
Quais as doenças mais acometem a população negra?
Ana Carolina: Dentre as doenças mais comuns está a hipertensão arterial. Tem questões genéticas, mas hoje em dia se fala muito na epigenética, que é o meio influenciando os genes. Tem estudos que mostram que ao ter uma tendência maior a ter uma hipertensão pode ter relação com que a população negra sofreu lá atrás, pelo estresse da questão da escravidão. O meio transformou o gene e vamos trazendo isso de herança.
Regina Nogueira: Na verdade, as doenças mais comuns são aquelas construídas pelo racismo. Hoje temos outra epistemes do processo de adoecimento, o racismo realmente produz um adoecimento diferenciado e retira saúde. Por isso, o mais importante de tudo é romper com a dicotomia saúde versus doença e dizer que uma não é contrária a outra para pensar a saúde da população negra.
O programa Corpo e Mente com a temática sobre saúde da população negra pode ser conferido na íntegra no canal do Jornal A Hora do Sul no YouTube.