Gramelô traz Mejuja para a festa de 100 anos da Rádio Pelotense

Música

Gramelô traz Mejuja para a festa de 100 anos da Rádio Pelotense

Quarteto formado por Cardo Peixoto, Kako Xavier, Sulimar Rass e Leandro Maia se apresenta segunda-feira na sede do Grupo A Hora

Por

Gramelô traz Mejuja para a festa de 100 anos da Rádio Pelotense
Projeto musical, que surgiu há um ano, começa a ir para a estrada. (Foto: Marília Bas)

Se alguém te perguntasse que é Mejuja? Você apostaria que é uma sopa com muitos ingredientes, uma reunião de amigos ou uma invenção? Neste caso todas as alternativas estão corretas e melhor, elas se unem no single Mejuja, que o Bando Gramelô lançou oficialmente na sexta-feira. Essa é a primeira composição lançada pelo grupo que une Cardo Peixoto, Sulimar Rass, Leandro Maia e Kako Xavier, cantautores com uma larga estrada na música e que agora se unem para esse novo projeto.

Na segunda-feira (25) o Gramelô estará na sede do jornal A Hora do Sul/Rádio Pelotense do Grupo A Hora para um show especial, celebrando os cem anos da rádio. A apresentação é às 20h e será transmitida pelo Canal A Hora do Sul TV no YouTube.

Formado há um ano, o Bando Gramelô promete fazer acontecer nos palcos gaúchos e latino-americanos. O grupo utiliza o Gramelô como elemento central de suas criações artísticas. O termo remonta à Commedia dell’Arte.

Inspirados por essa tradição, os músicos exploram a linguagem humana em suas canções de maneira expandida. O resultado aparece em palavras inventadas, melodias articuladas de forma incompreensível, neologismos, paralinguismos e até elementos de glossolália.

Metáfora

A canção, surge como metáfora culinária ao mostrar ao público o caldeirão onde esses experientes músicos misturam suas influências e trajetórias. A bem-humorada composição mistura nomes, ancestralidade e, principalmente, o desejo dos quatro de estarem sempre abertos ao desafio, ao novo, ao inspirador. “Nós temos tambores dentro do Gramelô, a gente tem alguma linha e a gente gosta muito dentro das bandeiras que nós levantamos, então o projeto Viva o Tambor, é uma extensão também do Gramelô”, comenta o Kako Xavier, que comemorou 30 anos de carreira.

“Esse termo (Mejuja) nasceu a partir de um linguajar do meu avô. Que falava meio gramelô também”, explica Sulimar Rass, que é músico, compositor, professor e tem três álbuns gravados. Por sua vez, Cardo Peixoto, com 41 anos de carreira, é cantor, compositor, produtor musical e multi-instrumentista. Lançou cinco álbuns, dois EPs.

Leandro Maia é cantor, violonista e compositor e professor Adjunto da UFPel. Lançou o álbum Guaipeca: uma ilusão autobiográfica há dois anos. “A gente se gosta e se admira muito e tem diferentes trabalhos”, conta Maia.

Streaming

O single Mejuja (joga na panela e mexe) está disponível nas plataformas de streaming.  O videoclipe também está disponível no Youtube.

Acompanhe
nossas
redes sociais