As chuvas intensas que atingiram o município de São Lourenço do Sul desde esta sexta-feira (22) fizeram com que o arroio São Lourenço saísse de seu leito normal. O transbordamento afetou duas mil residências que margeiam esse córrego, por enquanto 19 pessoas estão desabrigadas e 22 desalojadas. Os desabrigados estão sendo atendidas pela defesa civil do município e foram encaminhadas para o abrigo da comunidade Nossa Senhora de Fátima.
Desde as primeiras horas da manhã, o prefeito, Zelmute Marten (PT), mantém contato direto com o Governo do Estado e o Governo Federal para articular medidas de apoio e assistência imediata. O decreto de calamidade pública será publicado ainda hoje, reconhecendo oficialmente a gravidade da situação e possibilitando ações emergenciais para atender a população.
De acordo com a prefeitura, a situação é preocupante, por haver possibilidade de mais transbordamento do Arroio São Lourenço. “Não será como em 2011, as nossas equipes estão todas trabalhando, ajudando no salvamento, na retirada das pessoas”, comenta o prefeito, Zelmute Marten. Segundo o gestor, é importante que os moradores procurem se abrigar em casas de parentes e amigos em regiões mais altas ou vá para a comunidade da Fátima, onde está instalado um abrigo. “É uma situação muito grave e ela ainda vai piorar nas próximas horas, até o meio da tarde”, diz o prefeito.

Quatro pessoas estão desabrigadas no município (Divulgação)
O município de São Lourenço do Sul encontra-se em situação de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingem a região. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 200mm de precipitação, e o acumulado já se aproxima de 300mm, somando os dados da cidade e do interior.