Fortes chuvas deixam São Lourenço do Sul em situação de calamidade pública

Alerta Climático

Fortes chuvas deixam São Lourenço do Sul em situação de calamidade pública

Duas mil residências foram atingidas pela cheia do arroio São Lourenço

Por

Atualizado sábado,
23 de Agosto de 2025 às 12:38

Fortes chuvas deixam São Lourenço do Sul em situação de calamidade pública
De acordo com a Defesa Civil, contabilizam mais de 200 mm de precipitação nas últimas 24 horas (Divulgação Prefeitura de São Lourenço do Sul)

As chuvas intensas que atingiram o município de São Lourenço do Sul desde esta sexta-feira (22) fizeram com que o arroio São Lourenço saísse de seu leito normal. O transbordamento afetou duas mil residências que margeiam esse córrego, por enquanto 19 pessoas estão desabrigadas e 22 desalojadas. Os desabrigados estão sendo atendidas pela defesa civil do município e foram encaminhadas para o abrigo da comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Desde as primeiras horas da manhã, o prefeito, Zelmute Marten (PT), mantém contato direto com o Governo do Estado e o Governo Federal para articular medidas de apoio e assistência imediata. O decreto de calamidade pública será publicado ainda hoje, reconhecendo oficialmente a gravidade da situação e possibilitando ações emergenciais para atender a população.

De acordo com a prefeitura, a situação é preocupante, por haver possibilidade de mais transbordamento do Arroio São Lourenço. “Não será como em 2011, as nossas equipes estão todas trabalhando, ajudando no salvamento, na retirada das pessoas”, comenta o prefeito, Zelmute Marten. Segundo o gestor, é importante que os moradores procurem se abrigar em casas de parentes e amigos em regiões mais altas ou vá para a comunidade da Fátima, onde está instalado um abrigo. “É uma situação muito grave e ela ainda vai piorar nas próximas horas, até o meio da tarde”, diz o prefeito.

Quatro pessoas estão desabrigadas no município (Divulgação)

O município de São Lourenço do Sul encontra-se em situação de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingem a região. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais de 200mm de precipitação, e o acumulado já se aproxima de 300mm, somando os dados da cidade e do interior.

Acompanhe
nossas
redes sociais