Visando conscientizar a população sobre a relevância dos terminais portuários para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde estão inseridos, está em andamento um projeto inédito chamado Minha Cidade Tem um Porto. Desenvolvida pela Portos RS, a iniciativa levará uma série de ações a escolas e nos bairros próximos aos portos nas cidades de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre.
A partir do compartilhamento de informações e curiosidades sobre como funciona o porto e a relevância dele para a economia de todo o Estado, a autoridade portuária do Rio Grande do Sul busca despertar o sentimento de orgulho e de pertencimento a essas estruturas. “O Porto é símbolo de história, identidade e desenvolvimento. Ao relembrar sua importância centenária, buscamos resgatar a autoestima coletiva”, diz parte da campanha.
Conforme o diretor de relações institucionais da Portos RS, Sandro de Oliveira, o projeto nasceu a partir da constatação de que mesmo nos bairros vizinhos ao Porto de Rio Grande, os moradores estavam alheios ao funcionamento do terminal. “Foi então que nós tivemos a ideia de fazer um projeto para mostrar a importância que o Porto tem para Rio Grande, São José do Norte e para o Rio Grande do Sul todo”, diz.
Dividido em diferentes frentes como “O porto é parte de nós” e “Desenvolvimento, Emprego e Futuro”, serão abordadas questões como o fato do porto estar intrinsecamente ligado à identidade local e demonstrar os dados sobre a relevância das operações portuárias para a geração de emprego e renda, bem como para a movimentação do transporte de bens. “Muita gente não sabe que 80% do que você está vendo agora na sua casa passou por um porto”, exemplifica Oliveira.
As ações do Minha Cidade Tem um Porto iniciaram em Rio Grande e nos próximos dias uma série de atividades em escolas e comunidades chegarão a Pelotas e Porto Alegre. “Toda a produção do Rio Grande do Sul, que é o celeiro do Brasil, é escoada pelo Porto de Rio Grande. E todos os insumos, como fertilizantes, para que essa produção seja cada vez melhor, chegam pelo Porto de Rio Grande”, diz Oliveira sobre informações relevantes que muitas vezes não chegam à população.
Em Rio Grande, entre as ações promovidas estiveram concurso de redação nas escolas, visitas às comunidades, jogos olímpicos municipais, corrida de rua, palestras entre outras atividades. “Para se ter uma ideia, o aeroporto Salgado Filho corresponde a 3% do PIB do Rio Grande do Sul e o Porto de Rio Grande corresponde a quase 30% de tudo que é movimentado no Estado”, conclui.