O temporal que atingiu toda a Zona Sul e demais regiões do Estado durante a sexta-feira, 22, deixou diversas ruas de Pelotas alagadas. Por volta das 23h, os indicadores do Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado apontavam para um acumulado diário de chuva de 125 mm. Essa medição supera o esperado para o mês.
De acordo com as estimativas repassadas pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, a média de chuva para o mês de agosto em Pelotas é de cerca de 120 mm.
De acordo com os sensores pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o maior volume de chuva registrado no município, desde a sexta-feira (22) até as 12h deste sábado (23), foi na Colônia Z-3, onde computou-se 131 milímetros. No Areal, choveu 117 milímetros, número próximo aos 110 milímetros anotados na região central. Na média geral, a quantidade de chuva das últimas 48 horas chegou próximo ao índice histórico previsto para todo o mês de agosto, de 120 milímetros, conforme dados do Sanep.
A chuva retornou no começo da madrugada deste sábado, 23, à região, mas a tendência é que oscile entre maior e menor intensidade ao longo do dia, com estabilidade prevista para o final da tarde.
A previsão de acumulados expressivos ainda durante o sábado fez com que o Cemaden emitisse um alerta de elevação no nível de rios e arroios de Pelotas e São Lourenço do Sul. A Defesa Civil também monitora o aumento no rio Jaguarão.
Pinheiro Machado também foi uma das cidades com maior acumulado registrado na sexta-feira pela Defesa Civil Estadual. Em um único dia, a cidade registrou 115 mm de chuva.
Queda nas temperaturas
Depois de uma semana de instabilidades, mas de temperaturas mais elevadas que o normal para o período, os termômetros deverão baixar consideravelmente a partir da noite deste sábado.
A chegada de uma frente fria poderá fazer com que o amanhecer do domingo seja de temperaturas negativas em pontos da região Sul e da Campanha, principalmente. Há risco de formação de geada e, durante a tarde, os termômetros devem ficar na casa dos 10ºC a 15ºC.
As temperaturas baixas deverão predominar no Rio Grande do Sul até, pelo menos, a quarta-feira, 27.