O Jockey Club de Pelotas promove neste domingo (24) o Clássico Centenário Rádio Pelotense, em homenagem à emissora, que completa cem anos na segunda-feira (25). A programação inclui, além do clássico, outras três provas de média e curta distância, e começa às 14h. A entrada no Jockey Club é gratuita.
O Clássico Centenário da Rádio Pelotense está marcado para as 17h e terá como atração o duelo entre os principais studs da atualidade em Pelotas: o Stud Kategoria, de Léo Madruga, e o Stud Lobão de Pelotas, dos irmãos Giovani e Rogério Gonçalves.
O Stud Kategoria inscreveu três animais para a prova, que será corrida em 1,5 mil metros: Maranhão, Callejero e Eco Alfa. Enquanto o Stud Lobão de Pelotas apresentou dois animais: o campeão Fera do Manno e Imperador da Lagoa. O box será completado por Don Angelo, de Marcelo Rosa.
Para o analista de turfe, Rogério Alves, a disputa será acirrada, pois os dois proprietários estão mandando o que têm de melhor para a raia. “Por toda a trajetória e pelo retrospecto da última temporada, Fera do Manno surge como um favorito natural, porém nenhum dos outros pode ser desprezado na briga pelo título”, disse.
Maranhão tem apresentando, segundo Alves, uma significativa melhora em seu rendimento, enquanto Callejero segue em busca da melhor forma, mas tem como diferencial sua qualidade. “Se estiver em plenas condições, é um animal muito difícil de ser batido”, comentou. Vindo de vitória e correndo mais leve que todos os outros, Imperador da Lagoa pode partir para a frente já na largada e, se fizer isso, chega forte na reta final, conforme o analista.
“Por fora brigam Eco Alfa e Don Angelo. O primeiro ainda não mostrou tudo do que é capaz, mas também pode se favorecer do pouco peso, enquanto o Don Angelo está bem preparado e tem muita categoria, podendo surpreender”, afirmou.
A prova traz, ainda, uma forte carga de emoção para o Stud Lobão de Pelotas, que na semana passada perdeu seu patriarca, o ex-treinador João Gonçalves. A partir disso, vencer o clássico seria uma grande homenagem a um dos profissionais mais importantes do turfe pelotense.
Clássico reproduz disputa da Capital
O Clássico Centenário Rádio Pelotense traz para Pelotas uma disputa que tem animado o turfe gaúcho, entre os jóqueis Claudinei Farias e Kauã Gonçalves. C. Farias, o melhor jóquei do RS em oito temporadas ocupa, atualmente, a terceira colocação na Estatística do Jockey Club do Rio Grande do Sul, com sete vitórias e é seguido de perto pela jóquei revelação, K. Gonçalves, que também tem sete triunfos.
Na temporada passada C. Farias foi campeão e K. Gonçalves, o vice.