Uma equipe do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) realizou uma microcirurgia para remoção de um tumor cerebral em um paciente de 38 anos. O procedimento foi necessário devido a uma lesão profunda localizada em uma área funcional do cérebro, o que exigiu o uso de toda a tecnologia disponível no hospital para garantir maior segurança e eficácia.
Foram utilizados recursos de ponta, como microscopia cirúrgica, neuronavegação, aspirador ultrassônico e monitorização neurofisiológica
Um dos diferenciais deste tipo de procedimento é a chamada cirurgia com paciente acordado, em que o paciente é despertado durante parte da operação. Nesse momento, profissionais conversam com ele e realizam testes de fala e mobilidade. “Isso dá mais segurança e reduz muito os riscos de complicação para o paciente”, explicou o neurocirurgião responsável pelo procedimento, Dr. Rafael Sodré.
Apesar de ser uma cirurgia longa e de alta complexidade, a recuperação costuma ser rápida. O paciente permanece apenas alguns dias internado e, na maioria dos casos, pode retomar sua rotina normalmente. “Nosso objetivo é sempre oferecer um tratamento seguro, eficaz e que permita ao paciente voltar à sua vida com qualidade”, finalizou Dr. Vinícius Guedes, neurocirurgião que também participou do procedimento.