Temporal deve atingir a Zona Sul nesta sexta-feira

Clima

Temporal deve atingir a Zona Sul nesta sexta-feira

Alerta da Defesa Civil Estadual prevê chuva intensa e possibilidade de queda de granizo em diversos pontos

Por

Temporal deve atingir a Zona Sul nesta sexta-feira
Previsão ponta chuva a partir da madrugada desta sexta-feira (22) em Pelotas. (Foto: Jô Folha)

A instabilidade retorna ao Rio Grande do Sul. A Defesa Civil Estadual emitiu um aviso hidrometeorológico, vigente até domingo (24), onde são previstos temporais, com rajadas de ventos intensas e chuva forte, principalmente a madrugada desta sexta-feira (22) e sábado (23). Ao final do período, são esperados acumulados entre 40 e 110 milímetros (pontualmente podendo superar 130 mm) no Oeste, Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul, e acumulados entre 20 e 80 mm nas demais regiões.

A aproximação de uma área de baixa pressão, a partir da Argentina, aliada com o avanço de uma frente fria e o fluxo de umidade vinda do norte do Brasil, cria o cenário climatológico propício para a ocorrência de temporais de grande intensidade, inclusive com a queda de granizo em diversos pontos.

Segundo o Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da UFPel, o total de chuva em 24 horas deve estar entre 50 mm e 120 mm, com rajadas de vento que podem chegar à 80 km/h nesta sexta na Zona Sul.

Em função da previsão de chuvas, pontualmente intensas e com acumulados moderados no Estado durante a semana, a Defesa Estadual indicou as condições de atenção e alerta para a grande maioria das cidades gaúchas, com risco de cheias em arroios, córregos e pequenos rios, além de alagamentos em perímetros urbanos, caso confirmadas as previsões de elevados volumes de chuva em pouco tempo. Ainda assim, a tendência é de respostas rápidas no escoamento dos rios gaúchos pelos baixos acumulados dos últimos dias, mesmo com a passagem do ciclone extratropical, cuja maior influência foi nos ventos.

Previsão para os próximos dias

Os alertas para intensificação das condições climáticas adversas têm início já nesta sexta-feira. Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual, temporais capazes de causar queda de granizo e chuva intensa devem ocorrer nas regiões Sul, Costa Doce, Campanha, além do Oeste, Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre, e Litorais Médio e Sul. A partir do final da tarde e noite de sexta, novos temporais com potencial de queda de granizo, rajadas de vento intensas e chuva intensa, devem impactar o Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro. As rajadas de vento podem superar 90 km/h. A chuva intensa deve persistir na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul ao longo do dia, podendo causar acumulados expressivos, variando entre 30 e 80 mm, podendo superar 100 mm na Zona Sul.

No Norte do RS, o tempo deve seguir estável na maior parte da sexta-feira. A partir da madrugada de sábado, o avanço da frente fria gera novos temporais, com queda de granizo, rajadas de vento e chuva intensa, nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul.

No domingo, a chuva moderada a pontualmente forte persiste apenas no Nordeste e no Extremo Norte gaúcho, sem risco de granizo e rajadas de vento. Nas demais regiões, predomina o tempo estável e as baixas temperaturas.

Acompanhe
nossas
redes sociais