Um projeto recente de atletismo vem ganhando destaque em Rio Grande e na região. Sob coordenação da professora de educação física, Andriara Penha, a equipe da Escola Estadual Emílio Luiz Mallet busca apoio para seguir participando de competições, sendo o próximo desafio a etapa de Pelotas do Circuito Sesc de Corridas de Rua, que acontece no dia 31 de agosto. Criado há um ano, o atletismo do Mallet conta com cerca de 50 alunos, com idades entre oito e 18 anos, e que participam de competições de pista, campo e corrida de rua.
Mais do que formar competidores, a professora destaca que o objetivo do projeto é promover a socialização, fortalecer a autoestima e desenvolver o sentimento de pertencimento entre os alunos.
Como surgiu o projeto e quais serão os próximos desafios?
No ano passado, quando comecei a dar aula na escola, trouxe o projeto. Tenho mais de uma década de envolvimento com o atletismo e trabalhei no projeto Papa Léguas, da Escola Wanda Rocha Martins, no Cassino, como estagiária do professor Golbery Gaubert, que foi um ícone do atletismo na nossa região. Em todas as escolas do Estado que comecei a trabalhar, levei o atletismo. Participamos da etapa de Rio Grande dos Jogos Escolares e tivemos 19 provas classificadas para o estadual, com eles sendo campeões municipais, além de três revezamentos: juvenil masculino, juvenil feminino e revezamento misto 4×400. Estamos aguardando a fase de coordenadoria da 18ª CRE e depois, conseguindo classificar os outros alunos, vamos para a fase regional. Temos muitas chances para isso, nosso pessoal é muito comprometido, só acabamos sempre esbarrando nas dificuldades financeiras.
Quais são as modalidades praticadas dentro do projeto?
Nas aulas de educação física, como um todo, abordamos diversos esportes, mas no projeto focado no atletismo com provas de pista, campo e corrida de rua. Trabalhamos com atletas para velocidade, salto em altura, salto em distância, lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco.
Como o atletismo do Mallet se mantém? Há algum suporte?
Começamos na corrida do Sesc em Rio Grande no ano passado com oito alunos. Consegui colocar quatro no meu carro e o diretor da escola colocou mais quatro no carro dele. Já na primeira participação conseguimos conquistar alguns pódios e não paramos mais. A escola é periférica, não tem recursos, o Estado é bem complicado nesse tipo de apoio. Nós temos uniformes, fomos a Pelotas no ano passado e conseguimos as passagens para as competições por campanha de apadrinhamento. No mês passado nós fizemos uma campanha para conseguir tênis para os alunos, pois eles não tinham próprios para corrida, e agora todos têm.
Qual é a principal barreira, no momento, para a participação na etapa de Pelotas?
Precisamos arrecadar fundos para poder pagar o transporte, pois a escola não possui verba para isso. Aqui em Rio Grande a Acorrg o Sesc sempre nos ajudam na categoria adulta nos dando as isenções de inscrição, porque acima de 14 anos já precisa pagar e temos alunos nessa faixa etária. O projeto cresceu muito e, com cada vez mais gente, há mais gastos com transporte. Tenho 31 alunos inscritos para essa prova, só que a gente, infelizmente, não consegue o valor para ir, vai ser muito difícil, acho que teremos que ir em uma van e, com isso, já diminui a quantidade de alunos, de 31 a gente só consegue levar 15. É uma luta. Nós fazemos o que dá, com muito pouco.
Qual a importância do atletismo na vida desses jovens?
O atletismo tem um papel fundamental na vida desses jovens, muito além do rendimento esportivo. Ao proporcionar esse contato, sinto que estamos construindo algo muito maior, uma grande equipe, mesmo dentro de um esporte considerado individual. Ver esses jovens inseridos no esporte significa também mantê-los mais distantes de caminhos ruins, oferecendo a eles uma oportunidade de crescimento, disciplina e convivência saudável. É uma ferramenta de transformação social. Participar dessa construção e acompanhar a evolução de cada aluno, dentro e fora das pistas, é motivo de muita satisfação e orgulho para mim.
Aqueles que se interessarem em conhecer mais do projeto e ajudar, de qualquer forma, podem entrar em contato através do instagram @atletismo_mallet ou pelo telefone da escola, (53) 991750366.