Evento conecta presente e futuro da inovação em Pelotas

Tecnologia

Evento conecta presente e futuro da inovação em Pelotas

Rotas da Inovação, organizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, reúne especialistas em painéis sobre resiliência climática e economia do mar

Por

Evento conecta presente e futuro da inovação em Pelotas
Evento percorre o Estado (Foto: Vitor Conto)

Um dia dedicado ao futuro da inovação no Sul do Estado. É com essa premissa que o Pelotas Parque Científico e Tecnológico recebe hoje o evento “Rotas da Inovação 2025 – Região Sul”. A iniciativa, organizada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul, vai reunir uma série de especialistas e painéis, com o objetivo de conectar a academia, o poder público e a sociedade civil em um único ecossistema.

O diretor-geral da SICT, Sandro Kirst, ressalta a importância de levar a inovação além dos ambientes tradicionais. “A gente se preocupa para desenvolver o conceito de inovação não somente com quem já está dentro da bolha da inovação”, explicou. Segundo ele, o evento é um convite para “quem tiver interesse em saber, em poder agregar, ou em entender como funciona a inovação na região”.

O evento conta com uma série de painéis que abordam as prioridades da região. O “Conexões Regionais” contará com gestores de Inovação e Tecnologia do Programa INOVA RS. Eles discutirão a avaliação integrada dos Eixos Estratégicos do Ecossistema Regional de Inovação. O diretor destaca a importância de figuras como esses profissionais. “Nós temos gestores de inovação, que são especialistas que moram na região e estão disponíveis para serem chamados para serem utilizados pela estrutura local”, explica, reforçando que eles funcionam como “consultores de inovação, ciência e tecnologia” para a comunidade.

Atividades acontecem pela manhã, no Pelotas Parque Tecnológico (Foto: Jô Folha)

Em um momento crucial para o estado, um dos pontos altos da programação é o painel sobre “Resiliência Climática”. Joel Goldenfum, Secretário Executivo do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do RS, e Alessandra Passuelo, assessora técnica, discutirão as estratégias para enfrentar os desafios ambientais.

Regionalização

A discussão sobre o “Potencial Regional” terá foco na Inovação e Desenvolvimento na Saúde e na Economia do Mar, áreas de grande relevância para a Região Sul. Gibran Teixeira, coordenador do Grupo de Pesquisa em Economia Azul da FURG, estará presente para detalhar o potencial do setor.

Um dos diferenciais do “Rotas da Inovação” é a inclusão das novas gerações. A área “Rotas Kids” foi pensada para 250 crianças, com a proposta de desenvolver o conceito de inovação de maneira lúdica e prática. Uma das oficinas é a de “Educação Financeira com a Turma da Mônica e o Universo Roblox”, quando serão trabalhados assuntos sérios com uma metodologia mais leve. Outras atividades incluem uma oficina de “Fotografia Integrada com Drone”, uma introdução à “Programação em Blocos – Scratch”, e discussões sobre “Empreendedorismo Social e os Algoritmos das Redes Sociais”.

Para Kirst, a ideia é que os debates se transformem em ações concretas. “É um importante momento para a gente ouvir novas propostas, novos desafios, para poder desenhar novas políticas futuras”, conclui. O “Rotas da Inovação” se estabelece, assim, como uma plataforma para a construção de um futuro mais inovador e resiliente para a região Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais