Ainda sob alerta para as condições meteorológicas adversas, o amanhecer desta quarta-feira, 20, teve a presença de sol, de forma pontual em Pelotas e em outras cidades da região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo potencial, até às 21h de hoje, para ventos costeiros fortes, que engloba toda a costa gaúcha, em especial a região das cidades de São José do Norte, Mostardas, Santa Vitória do Palmar e Chuí.
A chuva deve dar uma trégua ainda nesta manhã, mas a nebulosidade será predominante em toda a Zona Sul, com maior intensidade esperada para o extremo sul com o deslocamento do ciclone extratropical.
A tendência é que o evento climático perca força ao longo do dia no Rio Grande do Sul, com previsão de estabilidade e maior abertura de sol para a quinta-feira, 21. No entanto, chuva forte e risco de queda de granizo são esperados para a sexta, 22, e o sábado, 23.
A quarta-feira será de céu predominantemente nublado, com vento de moderado a forte até o final do dia. As temperaturas máximas devem ficar na casa dos 18ºC, caindo para a casa dos 16ºC durante a noite.
Comparação com o ciclone de julho
De acordo com a MetSul Meteorologia, a principal diferença entre o ciclone extratropical em atuação nesta semana no Rio Grande do Sul e o registrado em 28 de julho, está em sua origem. O fenômeno atual se forma entre a Argentina e o Uruguai, e avança em diversas regiões, enquanto que o de julho concentrou-se no Sul e no Leste gaúcho, com vento localmente forte.