Vereadores cobram mobilização política no debate sobre pedágios

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul

Vereadores cobram mobilização política no debate sobre pedágios

Por

Atualizado terça-feira,
19 de Agosto de 2025 às 14:33

Comentando o editorial do jornal A Hora do Sul desta terça-feira (19), César Brisolara, o Cesinha (PSB), cobrou que as lideranças políticas da região se envolvam no debate sobre a concessão das rodovias do Polo Rodoviário Pelotas. “As nossas lideranças não estão tratando com a devida importância o tema dessa prorrogação dos pedágios”, afirmou.

Cesinha afirmou que os valores das tarifas dos pedágios impedem o desenvolvimento da região. “Termos esse valor de pedágio é extorquir a região sul, as pessoas e os empresários que aqui estão”, disse. “Não adianta discutir desenvolvimento econômico se a gente não discutir o cerne da questão, quem está extorquindo a região sul que é a Ecovias”, falou Cesinha.

O vereador também cobrou envolvimento do governador Eduardo Leite (PSD). “Ele sabe muito bem o quanto isso vai impactar na cidade de Pelotas e o quanto isso está empobrecendo a região sul”. Marcelo Bagé (PL) também cobrou o governador. “É hora do governador Eduardo Leite pegar o avião, sentar com o presidente da República e com o ministro e dizer não”, disse.

Bagé destacou ainda a importância da participação das câmaras de vereadores da região. “É fundamental que nós passemos a debater com seriedade, com indignação e com coragem esse tema que é o mais importante, não só de hoje, mas da nossa história, e pensando no nosso futuro”, disse.

Marcelo Bagé ainda criticou o valor das tarifas. “Se consegue praticar um preço de R$ 9 sem perder a qualidade do trabalho, por que não fez essa proposta antes?”, questionou Bagé. Ele também anunciou a proposta de criação de uma frente parlamentar contra os preços abusivos dos pedágios.

Ronaldo Quadrado (PT) também comentou o tema e rebateu o argumento de que a prorrogação salva empregos. “Desemprego o que gerou foi o preço abusivo dos pedágios durante 25 anos”, disse.

Cesinha (PSB), Marcelo Bagé (PL) e Ronaldo Quadrado (PT) criticaram possibilidade de prorrogação (fotos: Eduarda Damasceno)

As falas vieram após a notícia de que o Ministério dos Transportes recebeu, através da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), a proposta da Ecovias Sul de prorrogação do contrato até o leilão do polo rodoviário.

A concessão da Ecovias Sul se encerra em março de 2026, e a data do leilão de uma nova concessão ainda não foi anunciada.

Caso o contrato não seja prorrogado, a principal alternativa é que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assuma a manutenção da estrada. O DNIT já elaborou os projetos para a licitação para a manutenção do trecho, dividido em quatro lotes.

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