Ao longo desta semana, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e a Faculdade de Medicina da UFPel (Famed) realizam a transferência do Ambulatório Central para o novo endereço, no prédio da antiga Laneira Pelotense, localizado na Avenida Duque de Caxias, 114. Nesse período, não haverá atendimento ao público. As consultas e demais serviços serão retomados no dia 25 de agosto, próxima segunda-feira, já no novo espaço.
A Farmácia do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) seguirá atendendo normalmente até amanhã. O funcionamento será suspenso somente na quinta e sexta-feira, para finalização da mudança e adequação no novo espaço. O serviço será retomado com as demais atividades ambulatoriais, no dia 25 de agosto, garantindo a continuidade da assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O superintendente do Hospital Escola da UFPel, professor Tiago Collares, destaca a organização do processo. “A mudança está sendo conduzida com planejamento e cuidado para que nenhum serviço seja interrompido e a população continue recebendo atendimento com a mesma qualidade de sempre. Não estamos ampliando o número de serviços, mas sim qualificando o que já oferecemos, em um ambiente novo, moderno e adequado às necessidades atuais”.
Organização
A mudança faz parte de um planejamento coordenado entre HE-UFPel, Famed e Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas. O objetivo é minimizar o impacto da transição, aproveitando o período de férias acadêmicas para reorganizar as atividades e garantir a continuidade da assistência. Em 2024, os ambulatórios do HE-UFPel realizaram 104.269 consultas, 274.252 exames (diagnósticos e tratamentos) e 2.609 cirurgias. No primeiro semestre de 2025, foram registrados 54.459 consultas, 159.533 exames e 1.246 cirurgias.
Segundo o superintendente, a nova estrutura representa “um esforço conjunto entre a UFPel e a Ebserh para garantir o início e a continuidade do novo Hospital Escola da UFPel/Ebserh. Além de melhorar as condições de trabalho e atendimento, o espaço fortalece a integração entre ensino e assistência, permitindo que estudantes, docentes e equipes de saúde atuem lado a lado, em benefício dos nossos pacientes do SUS”.
Para a reitora da UFPel, Ursula Silva, “O espaço, recentemente qualificado pela Ebserh, é totalmente novo, com consultórios, salas para discussões em grupo e até um miniauditório. Está localizado em um bairro que já possui vocação para atendimento à comunidade, tornando a mudança ainda mais relevante”.
A reitora destacou também que “o projeto do novo Hospital foi pensado para o ensino e para um atendimento mais qualificado da população. Com a nova estrutura, estudantes, professores e técnicos poderão acompanhar os pacientes de forma mais completa, e os residentes terão experiências clínicas e cirúrgicas mais qualificadas, garantindo espaço para estágios, residências e aulas práticas”. Ela ressaltou ainda a ampliação dos serviços, incluindo a instalação de uma UTI Neonatal, atendimento em psiquiatria e quase 100 novos leitos, totalizando 274 leitos, representando um aumento da capacidade de atendimento para Pelotas e região.
Estrutura e serviços oferecidos na Laneira
O prédio da antiga Laneira Pelotense passou por revitalização entre janeiro de 2024 e julho de 2025. Agora conta com 28 consultórios, cinco salas de orientação, uma sala de aula, uma sala de imunização, uma sala para preparo de pacientes, a Farmácia do SAE e o Centro de Aplicação e Monitorização de Medicamentos Injetáveis (CAMMI).
Especialidades transferidas
- Cirurgia de Cabeça e Pescoço
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Oncológica
- Proctologia
- Clínica Médica
- Dermatologia (Adulto)
- Gastroenterologia
- Hematologia
- Infectologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Pneumologia
- Psiquiatria
- Reumatologia
- Imunologia
- Nutrição
- Psicologia
- Assistência Social
- Pediatria (SAE e Infectologia)
- SAE
Outras especialidades estão em fase de planejamento para futura transferência. São elas: Urologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Pediátrica e Cirurgia Onco-Ginecológica.