Mostra de vinhos de Pelotas e região pede incentivo e união de produtores

vitivinicultura

Mostra de vinhos de Pelotas e região pede incentivo e união de produtores

Evento inédito atrai mais de mil pessoas e se consolida como marco para o setor, que enfrenta a concorrência e a necessidade de fortalecer o turismo rural na região

Por

Mostra de vinhos de Pelotas e região pede incentivo e união de produtores
Público compareceu em peso ao Stoneland (Foto: Pedro Petrucci)

O Parque Stoneland, em Pelotas, esteve de portas abertas e foi o cenário de um evento inédito na tarde deste domingo: a 1ª Mostra de Vinhos, Sucos e Derivados. A iniciativa, que celebrou a vitivinicultura e as agroindústrias familiares da região, atraiu um grande público, superando as expectativas dos organizadores e expositores.

Apesar da manhã nublada, a participação popular foi forte. O organizador, Luciano Nardello Perboni, do Grupo Associativo de Empreendedores em Turismo Rural (Gassetur), celebra o sucesso. “O evento foi perfeito. O pessoal abraçou a ideia. Teve vinícolas que ficaram sem vinho ou suco para vender ainda na parte da tarde”, disse ele, ressaltando que a alta demanda se deve à qualidade dos produtos. “As pessoas experimentam na degustação, veem que o produto é bom e compram. Isso serve de motivação para termos o próximo ano que vem”.
A mostra foi vista como uma oportunidade para fortalecer os laços entre os produtores locais. D’Vinus, Villa Don Basílio, Parceiro, Nardello, São Brás, Potenza, Morello, Cayetana e a Propriedade Aerofloresral Schiavon (PAS) estavam presentes.

Ademir Parisoto, da Vinícola Parisoto, de Cerrito, destaca a importância da união. “É uma novidade para a região, e isso é muito importante para todos se conhecerem e se unirem. Não somos concorrentes, pelo contrário, um é parceiro do outro e vai ajudar o outro”, afirma. Ele traça um paralelo com a Serra Gaúcha, que se tornou um polo do vinho através de rotas turísticas e eventos, mas apontou um grande desafio: a concorrência com produtos do Uruguai, que, segundo ele, têm impostos menores e subsídios, algo que a produção brasileira não tem.

Aprendizado

O produtor Moisés Teixeira, da Vinícola Potenza, avalia o evento como um “aprendizado bem gratificante”. Para ele, a mostra é essencial para divulgar o trabalho dos produtores e mostrar ao público a qualidade dos produtos da região. “É um produto novo, um evento inovador, e o público veio conhecer. Tem tudo para seguir melhorando”, disse.

Além da venda e degustação, a mostra contou com atividades como uma oficina de análise sensorial de vinhos, almoço campeiro e feira de artesanato. Moisés Teixeira ainda ressalta o potencial turístico da região, reconhecendo a necessidade de melhorias na infraestrutura. “Nosso turismo hoje é muito grande. É um pouco precário na nossa estrutura, mas todo mundo vem melhorando, vem trabalhando,” explica. Ele acredita que eventos como a mostra contribuem para a valorização e o crescimento do setor. “Eu acredito que esse tipo de evento ajuda a dar uma divulgação melhor.”

Conforme a organização, pelo menos mil pessoas passaram pelo Parque Stone Land durante o domingo durante a 1ª Mostra de Vinhos, Sucos e Derivados. O plano é realizar um novo evento em 2026 e conseguir reunir mais produtores.

Acompanhe
nossas
redes sociais