Fábrica Lamego comemora cinco décadas com a abertura de uma cafeteria

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Fábrica Lamego comemora cinco décadas com a abertura de uma cafeteria

Por

Atualizado domingo,
17 de Agosto de 2025 às 10:16

Há 80 anos

Fábrica Lamego comemora cinco décadas com a abertura de uma cafeteria

Proprietários e funcionários da fábrica de café e fumo Lamego Irmão & Cia. Ltda. celebraram os 50 anos da empresa pelotense. O empreendimento ficava na rua General Telles, nos números 519 e 521, esquina com Santa Cruz, um prédio que ainda existe.

Francisco Lamego iniciou o comércio (Foto: Reprodução)

A data foi solenemente comemorada com a inauguração de uma cafeteria, na rua 15 de Novembro, 558-560, o Café Lamego. Na época, a indústria exportava café beneficiado em Pelotas, além de cigarros e fumos para diferentes regiões do Estado e até fora dos limites do Rio Grande do Sul.

A empresa foi fundada em 15 de agosto de 1894, como um armazém de secos e molhados à varejo, no prédio da rua General Osório esquina com Tiradentes, por iniciativa de Francisco Couto Lamego. O comércio permaneceu por ali por cinco anos.

Em 1899, como o espaço se tornou pequeno, Lamego mudou o empreendimento para o prédio em frente. Em 1902 foi necessária uma nova mudança de endereço, desta vez na antiga rua João Simões Lopes Neto, 17- 19.

Diversificando

Mas foi em 1910 que o comerciante incorporou ao seu armazém uma pequena indústria de café e logo instalou também uma manufatura de fumos e cigarros. Foi nesse período que admitiu como sócios os filhos Otacílio e Francisco Behocaray Lamego, constituindo a sociedade limitada.

Com a evolução positiva do Café Lamego e dos cigarros e fumo, o comércio varejista de secos e molhados foi extinto, pelos empresários. Em 1932, com a morte de Francisco Couto Lamego, foi alterada a razão social para Lamego, Irmãos e Cia Limitada. Ao quadro de proprietários foram incorporados a viúva Margarida Behocaray Lamego e os filhos Adriano e Pedro. Mesmo com a morte de Otacílio em 1941 a empresa não parou de crescer, o que propiciou a inauguração do Café Lamego em 1945.

Estilo elegante

“O luxuoso estabelecimento agora inaugurado, cooperou para o embelezamento da nossa “urbs, constitui ainda, sem dúvida alguma, mais um passo para o progresso de Pelotas, pela sua localização, instalações ultramodernas e estilo elegante, a nova casa proporcionará um ambiente da mais requintada elegância de ser frequentado pela nossa sociedade. Ambiente agradável, bem aparelhado, adaptado a todos os requisitos exigidos pelos melhores estabelecimentos do gênero”, registrou o jornal Diário Popular, em 16 de agosto de 1945. O local se tornou ponto de encontro de políticos. “A sede do Partido Social Democrático (PSD), se achava instalada no andar superior do Café”, relembrou a pesquisadora Vanessa da Silva Devantier, na dissertação Visões do Urbano: Rua 15 de Novembro, Pelotas, RS (2013), para o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio, da Universidade Federal de Pelotas.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 80 anos

Inaugurado novo diretório do Partido Social Democrático no Cerrito Alegre

Uma solenidade marcou a instalação de um diretório do Partido Social Democrático (PSD) no distrito pelotense de Cerrito Alegre. A cerimônia contou com a presença de líderes do diretório municipal, como o prefeito de Pelotas, Silvio da Cunha Echenique, que presidiu a cerimônia.

Representação integrou as colônias Ramos e São Pedro (Foto: Reprodução)

Também discursaram o capitão Júlio Alcino dos Santos Cruz e Alcides Torres Diniz, que foram interrompidos por várias vezes pelas palmas dos presentes. O encerramento foi feito por Joaquim Duval, presidente do diretório municipal do PSD. Na época foi escolhido como presidente da representação, em Cerrito Alegre, Alfredo Corrêa Sobrinho. A nova entidade congregava outras regiões do município, como as colônias Ramos e São Pedro.

Fonte: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Município em luto pela morte de ex-prefeito

O prefeito Ary Alcântara decretou luto oficial de três dias em Pelotas, no dia 16 de agosto de 1975. O decreto foi em sinal de pesar pela morte de Procópio Duval Gomes de Freitas, ocorrido no dia 14.

Freitas substituiu Abreu da Silveira (Foto: Reprodução)

Procópio de Freitas ocupou o cargo de prefeito de Pelotas em 1946, substituindo Sérgio Abreu da Silveira, e foi sucedido por Joaquim Duval, em 1947. O político ainda foi diretor da Companhia Telefônica Melhoramento e Resistência e presidente da Assembleia Legislativa, durante seu mandato como deputado estadual, na legislatura de 1951 a 1955.

Fonte: DP/Acervo BPP

Acompanhe
nossas
redes sociais